O Jogo

Estreia com limpeza absoluta nas alturas

Em Barcelos, Carmo venceu todos os duelos aéreos e foi dos mais procurados pelos companheir­os

- FRANCISCO SEBE

Costuma dizer-se que os números não mentem e a verdade é que os dados da estreia oficial de David Carmo pelo FC Porto, diante do Gil Vicente, comprovam que Rolando falou a O JOGO [ver peça à esquerda] com conhecimen­to de causa. Posicionad­o sob o lado esquerdo do eixo defensivo, o ex-Braga foi rei e senhor do espaço aéreo do Estádio Cidade de Barcelos ao longo de 90 minutos. Segundo o portal “Wyscout”, o reforço dos dragões disputou seis duelos nas alturas e venceu-os a todos, ganhando pontos a Marcano nessa vertente, sem esquecer, claro, que o espanhol já disputou cinco encontros na presente época, contra apenas um do jovem português. De resto, num breve comparativ­o às várias médias dos dois centrais em 2022/23, Carmo leva a melhor nas disputas de bola pelo ar, nos duelos de bola livre, nas interceçõe­s, nas recuperaçõ­es e nos alívios. Iván, por sua vez, tem tendência para perder menos bolas e demonstra ligeira superiorid­ade na totalidade dos duelos defensivos, assim como no acerto do passe.

Contudo, no encontro de anteontem, David Carmo também deu nas vistas em termos de circulação de bola.

De acordo com os dados fornecidos pelo portal “GoalPoint”, o defesa foi um dos mais procurados pelos passes dos companheir­os. De tal forma que figurou nas três principais tendências de passe da equipa, uma delas como recetor. Um cenário que, de resto, é usual para os centrais, mas que demonstra, igualmente, a confiança que já inspira entre os restantes jogadores portistas.

Refira-se, ainda assim, que nem tudo foi perfeito e, num par de ocasiões, Pepe não se coibiu de corrigir o posicionam­ento de David Carmo. São as chamadas dores de cresciment­o, neste caso um mero detalhe no bom prenúncio que foi estrear-se com a baliza a zeros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal