O Jogo

A SELEÇÃO DO CONQUISTAD­OR

Portugal bate o Brasil (3-1) e garante o apuramento para fase de acesso às Finais da Taça Davis de 2023

-

João Sousa selou ontem, em Viana do Castelo, uma eliminatór­ia que se podia complicar, depois de a dupla Nuno Borges/ Francisco Cabral sofrer um apagão e o conjunto brasileiro reduzir para 2-1.

MANUEL PÉREZ

A melhor seleção portuguesa de todos os tempos – traduzida no ranking dos intervenie­ntes – precisou de recorrer ao melhor João Sousa de sempre na Taça Davis para ganhar aoBrasil,por3-1,edisputar,em 2023, os Qualifiers que dão acesso às Davis Cup Finals. Será a quarta tentativa de Portugal para se juntar à elite, objetivo falhado em 1994 (Croácia, no Porto), em 2017 (Alemanha, no Jamor) e em 2021 (Roménia, em Cluj).

A vantagem de 2-0 obtida na véspera, graças aos triunfos de João Sousa e Nuno Borges nos singulares, dava boa margem de manobra para a decisiva jornada de ontem. Mais de 2500 espectador­es encheram as bancadas do bonito Centro Cultural de Viana do Castelo e o desejo comum era fechar as contas no encontro intermédio de pares. A tal nossa primeira dupla do top-100 a jogar a Taça Davis, ao cabo de 117 (!) eliminatór­ias, oferecia garantias de levar a melhor sobre outros especialis­tas, Rafael Matos e Felipe Meligeni, mas o desempenho de Nuno Borges e Francisco Cabral ficou aquém

“Estivemos à altura do desafio e tenho muito orgulho em fazer parte disto”

daquilo que valem e o resultado de 3-6, 6-0 e 3-6, até soa a estranho; não só pelo facto de os brasileiro­s só terem somado dois pontos no “pneu” que levaram no segundo set, como uma inesperada indiscipli­na tática do lado do maiato e do portuense fez ruir a terceira partida.

Passava para as mãos de João Sousa a responsabi­lidade de evitar que a ronda se arrastasse Para um quinto encontro. Puxando dos galões, o Conquistad­or bateu Thiago Monteiro, 6-3 e 6-1, resumindo tudo numa frase forte: “Em termos de nível, é a melhor eliminatór­ia que joguei por Portugal”. E detém o recorde de 31.

João Sousa Número um português

 ?? ?? João Sousa festeja com os colegas num pavilhão em delírio com o triunfo luso
João Sousa festeja com os colegas num pavilhão em delírio com o triunfo luso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal