O Jogo

“Pepe é um líder natural”

O JOGO pediu a Conceição para eleger o jogador que maior gozo lhe deu, ou dá, treinar. A resposta foi pronta

-

Tem quase 40 anos, mas o treinador diz que o central trabalha todos os dias no limite e encarna tudo o que um jogador deve ter como base para o sucesso. Um exemplo para os outros, mas sem “gritos”.

Com quase 11 anos de carreira como treinador, são centenas os jogadores que trabalhara­m com Sérgio Conceição e O JOGO desafiou-o a eleger aquele que lhe deu maior prazer treinar. A resposta não exigiu muito tempo para pensar e a escolha não recaiu num prodígio da técnica, mas em Pepe. Por uma questão de coerência, mas sobretudo de justiça para um atleta que, aos 39 anos - quase 40 - é um exemplo de profission­alismo, com uma capacidade de liderança natural e que todos os dias treina e joga no limite, como Sérgio Conceição quer ver em todos os elementos do plantel.

Qual o jogador que mais gozo lhe deu (dá) treinar e porquê?

—Tive alguns jogadores durante estes quase 11 anos de treinador principal com quem me deu um prazer enorme trabalhar . Já realcei alguma vezes, e tenho de ser coerente porque é o meu sentimento, acho que o Pepe talvez seja o jogador com quem mais prazer tive a trabalhar. E não digo pela sua

qualidade técnica porque é claramente inferior a outros jogadores que eu trabalhei.

Mas a um central também não é exigido que finte meia equipa adversária...

—Ainda hoje [em treino] dei uma dura a um central porque não é número 10, é número 4 ou 3. Um central tem de saber defender bem e, hoje em dia,

tem também, cada vez mais, de saber construir. Mas não tem que exagerar, nem deve. O Pepe encarna tudo o que um jogador tem de ter como base para alcançar o sucesso. E já referi isso várias vezes. Todos sabem o que eu penso dele.

A um treinador, facilita o trabalho ter um Pepe no balneário?

—É importante, mas também não é justo dar-lhe essa responsabi­lidade. Todos têm de se sentir responsáve­is por dar aquilo que o Pepe dá. Obviamente que ele o faz com outra experiênci­a e traquejo. É um jogador que tem uma liderança natural, a capacidade de andar no limite diariament­e mesmo com 39 anos. Os outros têm que, dentro do seu papel, ser todos líderes como ele. Não quero líderes que gritem, mas que saibam liderar.

“O Pepe encarna tudo o que um jogador tem de ter como base para alcançar o sucesso”

Sérgio Conceição Treinador do FC Porto

 ?? ?? Conceição com Pepe, um exemplo de liderança
Conceição com Pepe, um exemplo de liderança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal