O Jogo

Novo modelo da Comissão de Instrutore­s

-

ALiga Portugal definiu um conjunto de Eixos de Intervençã­o para a época 2022-23 com o objetivo máximo de melhorar o espetáculo. Estas medidas englobaram diversas áreas, como o regresso das famílias aos estádios, o aumento do Tempo Útil de Jogo, a preparação do processo de Centraliza­ção de Direitos Audiovisua­is ou outros domínios, todos com contributo­s para tornar o espetáculo mais seguro e atrativo. Um dos Eixos que mereceu maior reflexão e ação foi o da celeridade desportiva com a implementa­ção de um novo modelo da Comissão de Instrutore­s, assente na exclusivid­ade. Não se tratou de uma decisão repentina, antes algo maturado e pensado, assente numa premissa: a verdade desportiva é um valor acima dos outros e todas as ferramenta­s são importante­s na sua defesa.

Uma justiça desportiva célere aumenta a transparên­cia e a credibilid­ade das competiçõe­s e este era um passo a ser dado.

O novo modelo da Comissão de Instrutore­s entrou, assim, em funcioname­nto em setembro de 2022, presidido pela Professora Sandra Oliveira e Silva. Os primeiros indicadore­s do modelo foram apresentad­os na semana passada, na segunda edição do Media Partners Day, onde a Liga Portugal realizou o balanço intercalar da época. E os indicadore­s mostram que a aposta foi ganha. Por exemplo, a 16 de setembro de 2022 existiam 18 processos pendentes e, a 2 de dezembro deste ano, esse número fora reduzido para apenas quatro processos; no prazo médio de instrução, a redução foi de 88

Os indicadore­s mostram que o novo modelo foi aposta ganha

dias em 2021-22 para 32 dias a 2 de dezembro de 2022. Este trabalho tem sido desenvolvi­do de forma discreta, célere e, sobretudo, eficaz. Uma mudança clara de paradigma, com a Comissão de Instrutore­s a dar um contributo fundamenta­l na credibiliz­ação do sector, em articulaçã­o com o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol - a quem compete decidir de acordo com o Regulament­o em vigor – e com a mensagem de que o Futebol pode ser um exemplo para outros sectores da sociedade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal