O Jogo

AUDI MOSTROU PODER E HERO DISSE PRESENTE

Rali Dakar abriu com uma espécie de teste de velocidade que apenas serviu para definir os lugares da partida de hoje

- CARLOS FLÓRIDO

O final de ano já teve competição na Arábia Saudita, mas numa pista de 13 quilómetro­s. Joaquim Rodrigues, em sexto, fez boa figura e o mais falado na Arábia Saudita chamase... Cristiano Ronaldo.

Mattias Ekstrom, sueco de 44 anos que já venceu por duas vezes o DTM, sentiu-se confortáve­l na verdadeira pista de velocidade desenhada em torno do Sea Camp, a designação do parque de assistênci­a do início do Rali Dakar, nas margens do mar Vermelho, e venceu o prólogo de 13 quilómetro­s, superando por um segundo o protótipo de outro amante de aceleraçõe­s, Sébastien Loeb. Foi o primeiro êxito da Audi, candidata a ganhar pela primeira vez o Dakar com um automóvel elétrico, e pouco mais do que isso, pois uma distância equivalent­e a 0,3% do total só serviu para revelar quem está bem. Nas motos, foi Toby Price a dar um êxito à KTM, mas quem impression­ou foi a indiana Hero, equipa de Joaquim Rodrigues.

Com Ross Branch em terceiro, o português J-Rod em sexto e o luso-germânico Sebastian Buhler em oitavo, a equipa que sempre ambicionou dar luta aos grandes construtor­es definiu a sua partida como “estelar”. Como efeitos práticos, os seus pilotos ficaram com o privilégio de escolher as posições para os 603 quilómetro­s de hoje (367 cronometra­dos), com partida e chegada no mesmo acampament­o.

Nos pequenos protótipos liderou uma mulher, Cristina Gutierrez, mas Ricardo Porém, em sexto, e Hélder

Rodrigues, em nono, já deram um sinal das suas ambições. “Um excelente resultado, depois de termos subido ao palanque de partida na Arábia Saudita com a nossa bandeira que, por estes dias, domina o espaço noticioso”, comentou Porém, numa alusão ao que mais tem animado os árabes na última semana, a contrataçã­o de Cristiano Ronaldo pelo Al-Nassr!

Se o prólogo contava para pouco, manteve a tradição de revelar os primeiros azarados. Paulo Fiúza, navegador de Vaidotas Zala, foi deles. Um furo no BRX Hunter, logo na primeira curva, custou um atraso 5m43s e o 62.º lugar entre os carros. “O Dakar está apenas a começar!”, desvaloriz­ou o português. Para o motard galego Eduardo Iglesias foi diferente: caiu, teve de receber assistênci­a médica e já desistiu.

“É saboroso começar assim, uma boa forma de fechar 2022, sobretudo para mim, que ainda sou um júnior aqui, mas agora vem a verdadeira partida”

Mattias Ekstrom

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Audi e-Tron
Audi e-Tron

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal