O Jogo

“Somos linha de montagem”

Rui Vitória acredita que a saída de Enzo Fernández do Benfica será apenas uma questão de tempo

-

Para o treinador, a Liga Bwin prepara muito bem os jogadores para darem o salto para as grandes ligas, com maior poder financeiro, e que os clubes destas adquirem matéria-prima de qualidade.

Já falou da qualidade de Enzo Fernández. Acha que será possível ao Benfica aguentá-lo cá por mais algum tempo?

—Não. Acho é uma questão de tempo para que saia porque o mercado assim o dita, o próprio jogador vai de certa forma demonstrar isso… Vamos ver, quando se começa a falar nas melhores ligas do mundo não está lá a nossa e os jogadores ambicionam jogar lá. Há muito poder financeiro para satisfazer o Benfica, o jogador e fica difícil que ele fique cá. Pode-se abordar o jogador numa tentativa de mostrar a vantagem de trabalhar num clube português desta dimensão, mas há um momento em que isso vai ser difícil. E isso deve ser entendido de forma natural. Nós estamos no início de uma linha de montagem. Por alguma coisa nós somos um país altamente vendedor e os países que compram adquirem matéria-prima de grande qualidade. É a nossa realidade, é pena não se conseguir manter esse talento, mas estamos no meio da linha de montagem que há de ir parar

nas cinco grandes ligas.

Somos uma espécie de ponto de passagem para estes jogadores sulamerica­nos a quem abrirmos as portas da Europa?

—Sim, de certo modo, somos a porta de entrada. Hoje em dia, para um clube inglês, por exemplo, se calhar é preferível comprar um jogador em Portugal do que no seu país

de origem porque o tempo que esse jogador tiver em Portugal já o leva, entre aspas, com a rodagem feita. O Luis Díaz e o Darwin são bons exemplos. Fazem aqui um pequeno período, ganham essa rodagem e mesmo que os clubes gastem mais dinheiro depois, gastam com maior confiança.

E com resultados mais imediatos?

—Sim, vê-se que jogadores, portuguese­s e estrangeir­os, que saem da nossa liga para esses grandes campeonato­s, chegam lá e dias depois já estão a jogar a titulares, coisa que não sucedia há 10 ou 15 anos. Aquela fase de adaptação que às vezes continua a existir e a ser necessária, nota-se cada vez menos. Os jogadores vão muito bem preparados de Portugal.

“Há muito poder financeiro para satisfazer o Benfica, o jogador [Enzo] e fica difícil que ele fique cá”

 ?? ?? Rui Vitória destaca trabalho dos clubes da liga Bwin
Rui Vitória destaca trabalho dos clubes da liga Bwin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal