O Jogo

Mira apontada à melhor época

OBJETIVO Galeno leva 12 participaç­ões diretas em golos em 2022/23 e está a oito de fixar um novo recorde pessoal

-

Melhores registos da carreira do extremo datam de 2016/17, no FC Porto B, e de 2018/19, no Rio Ave: no primeiro caso, marcou 13 golos e ofereceu seis. No segundo, fez nove tentos e proporcion­ou 10.

Com a presente época sensivelme­nte a meio, os números de Galeno deixam pouca margem para dúvidas: o camisola 13 do FC Porto tem condições para apontar à melhor época de sempre no que a influência direta em golos diz respeito. Até ao momento, em 26 partidas disputadas, o extremo já apontou 10 golos e deu outros dois a marcar, pelo que o total de participaç­ões vai em 12, cifra que o deixa a sete do máximo pessoal, atingido em duas épocas: 2016/17, a primeira que realizou em solo português, e 2018/19, a única que passou no Rio Ave, então por empréstimo do FC Porto.

Na equipa B dos dragões, Galeno faturou em 13 ocasiões, a que acrescento­u seis assistênci­as: um total de 19 golos com a sua participaç­ão, portanto. Um número que o ala repetiria duas épocas volvidas, ainda que com parcelas diferentes. Em Vila do Conde, deu mais nas vistas como “carteiro” de serviço, ao assistir para 10 tentos. Porém,

a diferença para os remates certeiros foi mínima, uma vez que anotou nove.

A última época foi a segunda melhor da carreira em termos de golos, tendo alcançado os 11 – 10 ainda ao serviço do Braga e um já após regressar ao FC Porto. A atual temporada tem sido prolífica para Galeno, que, se conseguir estabelece­r um novo recorde pessoal, também atingirá a marca simbólica das duas dezenas de participaç­ões diretas em golos numa só época. Refira-se, ainda, que o luso-brasileiro é o segundo melhor artilheiro dos dragões em 2022/23: só Taremi marcou mais (18).

 ?? ?? Galeno é o segundo melhor marcador do FC Porto esta época, atrás de Taremi
Galeno é o segundo melhor marcador do FC Porto esta época, atrás de Taremi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal