O Jogo

Foi tão limpinho que até fez despertar o mercado

- Sérgio André

Benfica perdeu (3-0) pela primeira vez esta época diante de uma equipa organizada e com Ricardo Horta em plano superior.

Eà 14.ª jornada o líder caiu pela primeira vez. A estratégia definida por Artur Jorge resultou em pleno, anulando por completo o Benfica. O Braga foi organizado e contou, uma vez mais, com um superlativ­o Ricardo Horta. Defensivam­ente consistent­es e venenosos no ataque, os minhotos disseram presente e deram a melhor resposta à goleada sofrida em Alvalade para a Taça da Liga. E, já agora, confirmara­m que o objetivo é mesmo estar na próxima edição da Liga dos Campeões, pelo menos na préelimina­tória da prova. Mesmo tendo passado por momentos menos empolgante­s esta época, os arsenalist­as estão vivos no terceiro lugar, a um ponto do FC Porto e a seis do Benfica.

Sem ter um caráter dramático, a derrota do líder do campeonato dá que pensar. Não se tratou apenas da perda de três pontos, mas sobretudo da imagem de impotência demonstrad­a pelo conjunto lisboeta. Sim, do conjunto, não apenas de um ou outro jogador. Foi também a primeira vez que os encarnados sofreram três golos na Liga Bwin e a segunda que não marcaram, a outra foi em Guimarães contra o Vitória (0-0). Aos resultados de Braga e Guimarães junta-se a eliminação na Taça da Liga, frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos (1-1), e confirma-se uma espécie de mal

dição no Minho, numa época em que o registo nas várias provas tem sido muito positivo.

No entanto, Rui Costa e Roger Schmidt terão de refletir sobre este plantel. Como afirmam muitas vezes “nem tudo está bem quando se ganha e nem tudo está mal quando se perde”. Mas mesmo a ganhar, já se percebia que faltava algum equilíbrio no plantel – até porque este Draxler não serve os interesses da equipa.

Desde logo, um ponta-de-lança mais efetivo e com capacidade para fazer a diferença nos jogos a doer, um extremo veloz, que desse profundida­de ao futebol da equipa e colmatasse as ausências de David Neres. E, já se sabe, um substituto para Enzo Fernández que está de

malas aviadas para a Premier League, tudo indica com o carimbo do Chelsea. O Benfica ainda tem alguma margem pontual para gerir na Liga, mas começa a “assustar-se” com a aproximaçã­o de FC Porto, Braga e Sporting.

Os campeões nacionais golearam (mais uma...) o Arouca vendo a diferença reduzir-se para cinco pontos. E o Sporting tem agora menos nove pontos do que os encarnados, mas jogam daqui a duas rondas o dérbi no Estádio da Luz e a possibilid­ade de os leões se lançarem novamente na luta pelo título. Estes atravessam, aliás, um dos melhores períodos da temporada, com sete triunfos seguidos em todas as competiçõe­s, 26 golos marcados e apenas um sofrido. A equipa cresce a aponta à Luz.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Ricardo Horta troca as voltas a Draxler
Ricardo Horta troca as voltas a Draxler

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal