O Jogo

UM BAILE NA QUEDA DO ÚLTIMO INVICTO

Sem Messi e Neymar, o líder não se adaptou ao novo 4x4x2 e foi arrasado pelo Lens, que ateou fogo à liga

-

DUARYE TORNESI

Dias após o Benfica cair com estrondo na visita a Braga, o Paris Saint-Germain perdeu em Lens e deixou de ser a única equipa invicta nas dez principais ligas do ranking da UEFA. A primeira noite de 2023 foi de uma autêntica festa pintada a “sang et or” [tradução: ”sangue e ouro”]. Mostrando que não é à toa que ocupa o segundo lugar da Ligue 1, o Lens vulgarizou o campeão francês numa vitória por 3-1 e evitou a fuga do líder que ficou, agora, apenas a quatro pontos de distância.

Aproveitan­do a confusão instalada pela mudança para um 4x4x2 losango, forma que Christophe Galtier encontrou para colmatar as ausências de Messi (ainda de férias) e Neymar (castigado), os anfitriões fizeram estragos com a sua velocidade e, aos 5’, colocaram-se em vantagem por Frankowski. Contudo, três minutos volvidos, o PSG chegou à igualdade pelo jovem Ekitike.

Com o passar dos minutos, a sensação de equilíbrio desvaneceu-se de vez com os impression­antes desdobrame­ntos ofensivos do Lens de Franck Haise, que ontem fez o centésimo jogo pelo clube. Num deles, aos 28’, Openda varreu Marquinhos do caminho e devolveu a vantagem ao Lens após um contra-ataque de livro. Na segunda parte, os “sang et or” aproveitar­am outro disparate na defesa dos forasteiro­s e chegou a um justíssimo 3-1 por Claude-Maurice, após um passe delicioso de calcanhar de Openda, MVP da partida.

A entrada de Vitinha, aos 58’, ajudou o PSG a recuperar algum ritmo no baile de Lens, mas o marcador não mais se alterou.

“Messi e Neymar são importante­s, mas já ganhámos sem eles. Falta-nos é mais coesão”

Marquinhos Capitão do PSG

 ?? ?? Equipa do Lens festeja o 1-0 diante do seu fervoroso público, que foi um autêntico 12.º jogador diante do PSG
Equipa do Lens festeja o 1-0 diante do seu fervoroso público, que foi um autêntico 12.º jogador diante do PSG
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal