O Jogo

O mundo despede-se do Rei do futebol

Velório começou ontem e vai durar exatas 24 horas, com muitas personalid­ades da modalidade e não só a prestar uma última homenagem

-

O funeral do único tricampeão do mundo terá lugar hoje às 13 horas portuguesa­s (10h00 no Brasil) em Santos, com o cortejo a passar pela zona onde vive a mãe de Pelé, de 100 anos.

ANTÓNIO PIRES

Mais de 30 mil pessoas passaram desde as 13 horas portuguesa­s de ontem (10h00 no Brasil) no Estádio Vila Belmiro, em Santos, para prestar homenagem e dizer o último adeus a um dos maiores ícones da história do desporto. O velório de Pelé, ídolo máximo do futebol brasileiro, vai durar exatamente 24 horas; findo esse período, o corpo sairá em cortejo pelas ruas da cidade onde jogou durante a maior parte da carreira, incluindo passagem pela zona onde vive a sua mãe, dona Celeste, de 100 anos, seguindo depois para o Memorial Necrópole Ecuménica, onde será realizado o funeral (exclusivo para familiares e amigos).

Ao longo do dia de ontem, muitos foram os nomes de peso que marcaram presença no Vila Belmiro – desde o presidente da FIFA (ver caixa), a antigos colegas e atuais jogadores do Santos, com mais de 1150 jornalista­s de todo o mundo a cobrir o evento. Lula da Silva, recém-empossado presidente do Brasil, enviou uma coroa de flores e deverá comparecer hoje no velório, uma hora antes do fim da cerimónia, no que será a sua primeira viagem para fora de Brasília desde que assumiu a Presidênci­a da Repú

blica pela terceira vez, no último domingo.

O caixão com o corpo de Pelé, falecido na passada quinta-feira aos 82 anos, chegou ao Vila Belmiro carregado por oito homens, entre os quais o filho Edinho, também ele ex-futebolist­a, e o antigo internacio­nal brasileiro Zé Roberto. O velório no estádio do Santos foi um pedido expresso do único futebolist­a três vezes campeão do mundo, que ali fez 210 jogos e marcou 288 golos, assim como o local do sepultamen­to, o Memorial Necrópole Ecuménica, que tem vista para o estádio e “não parece um cemitério”, como dizia Pelé.

Até às 17 horas de sexta-feira, está também aberto o livro de condolênci­as em honra de Pelé na Embaixada do Brasil em Lisboa, situada na Estrada das Laranjeira­s, na freguesia de Sete Rios.

 ?? ?? O ex-jogador Zé Roberto, o filho Edinho e alguns amigos carregam a urna de Pelé
O ex-jogador Zé Roberto, o filho Edinho e alguns amigos carregam a urna de Pelé
 ?? ?? Filas de milhares de pessoas à volta do Vila Belmiro
Filas de milhares de pessoas à volta do Vila Belmiro
 ?? ?? Gianni Infantino conforta a viuva Márcia Aoki
Gianni Infantino conforta a viuva Márcia Aoki
 ?? ?? O corpo de Pelé ontem em câmara-ardente
O corpo de Pelé ontem em câmara-ardente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal