O Jogo

Novidade será estarem todos

Paulo J. Pereira confirmou os 18 para o Mundial da Suécia, com cinco regressos e duas quase estreias

-

Seleção Nacional vai viajar amanhã quase na máxima força, pronto para estrear Kiko Costa e Miguel Espinha em fases finais e despedindo-se de duas figuras de topo: Gilberto Duarte e Daymaro Salina.

CARLOS FLÓRIDO

A Seleção Nacional de andebol vai partir amanhã para a Noruega, onde jogará um torneio internacio­nal como últimotest­eantesdoCa­mpeonato do Mundo, que iniciará dia 12, em Kristianst­ad (Suécia), levando os 18 jogadores previstos pela convocatór­ia inicial de Paulo Jorge Pereira, que só retirou o jovem Gabriel Cavalcanti. Será uma equipa nacional praticamen­te na máxima força – apenas João Ferraz, lesionado, também seria opção – e que estreará o guarda-redes Miguel Espinha e o jovem lateral-direito Kiko Costa em fases finais.

Emrelaçãoa­oEuropeudo­ano passado, que Portugal jogou na Hungria, não passando da primeira fase de grupos, regressam Luís Frade, André Gomes, Pedro Portela, Alexis Borges e Diogo Silva. Essa convocatór­ia, afetada por lesões e casos de covid-19, fora marcada por um número invulgar de ausências, ficando agora de fora Gilberto

Duarte, Daymaro Salina, Tiago Rocha, Ángel Hernández, Tito, Salvador Salvador e Daniel Vieira. Só os dois primeiros, presentes em quase todas as fasesfinai­sdonovoper­íodoáureo do andebol português, são saídas de vulto e sinais de uma renovação tranquila.

Em Trondheim, Portugal vai jogar dia 5 com a Noruega, dia 7 com os EUA e dia 8 com o Brasil, três equipas da fase final, e o selecionad­or destaca o convite como “um reconhecim­ento por estarmos em grandes palcos, o que não reflete a realidade de 2016/2017, quando tinha que ser eu a contactar os treinadore­s para participar­mos”. O torneio servirá para “aplicar conteúdos e ideias básicas” e sobretudo “jogar para percebermo­s em que estamos bem e em que temos de melhorar”, explicou Paulo Jorge Pereira. Os adversário­s, ao incluírem um dos favoritos (Noruega), uma equipa de meio de tabela do Mundial (Brasil) e uma das mais acessíveis (EUA), serão um teste completo para a primeira fase de grupos de Kristianst­ad, frente a Islândia (dia 12), Coreia do Sul (dia 14) e Hungria (dia 16)

“Vamo-nos focar em conteúdos e ideias básicas para aplicar no torneio da Noruega”

“Este convite é um reconhecim­ento por estarmos em grandes palcos”

Paulo Jorge Pereira Selecionad­or nacional

 ?? ?? Paulo Jorge Pereira dá instruções no treino de Rio Maior
Paulo Jorge Pereira dá instruções no treino de Rio Maior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal