O Jogo

TURMAS DE ALTO RENDIM

PROJETO Portugal já tem 23 escolas com turmas só de atletas, superando o recorde de 725 alunos do ano passado. O êxito começa no aproveitam­ento, acima dos 95%

- CARLOS FLÓRIDO

Começou em 2009, em Montemor-o-Velho, com atletas do CAR de canoagem e triatlo e tornou-se numa das melhores ideias do país. Juntar atletas em turmas é um êxito que alguns clubes aproveitam.

“Os últimos resultados internacio­nais do país com jovens atletas em várias modalidade­s, como natação, judo ou canoagem, devem-se ao programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”, disse João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em outubro, ao ser anunciado o Orçamento de Estado. Na mesma ocasião destacava que as escolas com turmas de atletas tinham aumentado para 23, com Mirandela, Famalicão, Loures e Lagos a entrarem no programa, crescendo de 725 para 850 os atletas/alunos, de 41 modalidade­s. O projeto, lançado em 2016, é um êxito em todas as vertentes, justifican­do o entusiasmo do governante. Alguns clubes, como Sporting e Braga, e federações, como as de futebol, ginástica, natação e ténis, já o aproveitam, mas há outras alheadas.

Lançada em 2016, a rede de escolas UAARE inspirou-se no exemplo da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, que em 2009 criou um gabinete e formou turmas com os atletas do Centro de Alto Rendimento de canoagem e de triatlo. O aproveitam­ento e boas notas desses alunos replicou-se a nível nacional, e o êxito tem duas vertentes: no ano letivo de 2021/22, e com 725 atletas no programa, o desempenho académico global de 95,6% foi acompanhad­o de 89 medalhas em Mundiais e 77 em Europeus, 964 presenças internacio­naise1049m­edalhasem campeonato­s nacionais. Registando-se 63 610 faltas, foram dados 8770 apoios pedagógico­s.

“É muito relevante para o desenvolvi­mento do desporto português, sendo que a inovação e as soluções tecnológic­as são estruturan­tes para apoiar os mais de 850 alunos-atletas hoje abrangidos”, realça Ana CatarinaMe­ndes,ministraAd­junta, na sua mensagem às UAARE, sublinhand­o que os “resultados demonstram que as políticas públicas neste domínio têm sido eficazes”.

Os alunos das turmas de alto rendimento têm um professor-acompanhan­te, com o qual planeiam aulas e exames em função dos horários de treinos e competiçõe­s, aulas à distância quando é necessário

“É uma medida muito relevante para o desenvolvi­mento do desporto português” Ana Catarina Mendes Ministra Adjunta

“Os últimos resultados internacio­nais do país com jovens atletas devem-se a este programa” João Paulo Correia Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

“Temos atletas que estão a melhorar o seu desempenho escolar e ao mesmo tempo desportivo” Tomaz Morais

Diretor da formação do Sporting e o apoio de um psicólogo. As UAARE são dirigidas, a nível nacional, por Victor Pardal, e no anterior ano letivo contavam 216 elementos, o que equivalia a entre quatro a dez professore­s por escola.

“Temos alunos integrados neste projeto que estão a melhorar claramente o seu desempenho escolar e, ao mesmo tempo, também o desportivo. Para nós, Sporting, é muito importante ter cada vez mais jogadores”, diz TomazMorai­s,diretordof­utebol de formação leonino, explicando que as UAARE estão a resolver “um problema antigo”. “Os jogadores treinam muito e às vezes não sabem se a sua dedicação deve ser maior ao futebol ou à escola; agora têm a escola primeiro”, completou, na inauguraçã­o da sala dos atletas na Escola Secundária da Portela, momento a que o clube se associou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal