O Jogo

Benfica diz adeus à Liga dos Campeões

Encarnados voltaram a ser derrotados pelos turcos do Darussafak­a, por 83-72 e só no prolongame­nto. Foi uma despedida digna

- JOANA BARBEDO SILVA

Chegou ao fim a jornada europeia do Benfica. Depois de fazer história ao ser a primeira equipa portuguesa a jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões da FIBA, e ainda mais ao chegar ao play-in, o clube encarnado não conseguiu dar a volta à eliminatór­ia com o Darussafak­a – perdera em casa por 76-89 na primeira partida de três possíveis – e acabou derrotado no segundo jogo, por 83-72 , após prolongame­nto. Será o emblema turco a integrar o Grupo L da segunda fase, juntamente com os espanhóis de Bilbau, Tenerife e Murcia.

Com um atraso de 12 minutos, devido a problemas técnicos, o início da partida foi dominado pelas águias, apresentan­do-se com uma forte organizaçã­o defensiva (310). Os turcos ainda melhoraram e reduziram a diferença (14-18), mas a equipa de Norberto Alves fechou o primeiro período por 18-24. O conjunto da casa entrou melhor no seguinte e conseguiu reduzir o avanço a um ponto (23-24). Com Betinho Gomes e Ivan Almeida em bom plano, os benfiquist­as voltaram a afirmar-se e ao intervalo tinham sete pontos de avanço (42-35).

A superiorid­ade portuguesa manteve-se no regresso dos balneários (40-50), obrigando o adversário a pedir um desconto de tempo, que viraria o jogo. O Darussafak­a arrancou para a liderança ao conseguir um parcial de 13 pontos sem resposta e fechou o terceiro quarto nos 55-53.

Seguiram-se 10 minutos empolgante­s, com constantes mudanças na liderança. Os turcos aproveitar­am algumas perdas de bola para chegarem ao empate e foi com uma igualdade a 68 que o tempo regulament­ar acabou. No prolongame­nto, o Darussafak­a foi mais forte e carimbou a passagem. Toney Douglas foi o melhor das águias, enquanto os turcos tiveram Osmani e Starks, também nos 20, em destaque.

“Sabíamos que o Benfica era um adversário mais difícil a jogar fora do que em casa”

Selçuk Ernak Treinador do Darussafak­a

“Estou orgulhoso da minha equipa, até porque é a primeira vez que chegamos aqui”

Norberto Alves Treinador do Benfica

 ?? ??
 ?? ?? PERCURSO HISTÓRICO DO BENFICA NA CHAMPIONS TEVE 11 JOGOS, COM SETE VITÓRIAS, TRÊS DELAS OBTIDAS FORA
Ivan Almeida tenta furar entre a defesa turca
PERCURSO HISTÓRICO DO BENFICA NA CHAMPIONS TEVE 11 JOGOS, COM SETE VITÓRIAS, TRÊS DELAS OBTIDAS FORA Ivan Almeida tenta furar entre a defesa turca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal