O Jogo

Martínez domina em dia de estrangeir­os

Paulo Bento e Luís Castro marcaram presença no Fórum de Treinadore­s, apoiam a escolha da FPF e reforçam a “qualidade” do selecionad­or nacional

- CRISTINA AGUIAR

Experiênci­a no contexto brasileiro colocou Luís Castro perante realidade “com pouco tempo” para os microciclo­s, cenário que Paulo Bento também sentiu. Avisos para Pepa, que vai para o Cruzeiro.

A Associação Nacional de Treinadore­s de Futebol (ANTF) juntou, durante dois dias, cerca de mil treinadore­s no Centro Cultural de Viana do Castelo e fechou, ontem, “com um balanço positivo”, segundo o seu presidente. José Pereira mostrou-se satisfeito pela adesão da classe a estas ações de formação em grande escala, até porque fazem parte do processo de evolução dos treinadore­s. O presidente da ANTF dá como exemplo os 400 profission­ais que trabalham no estrangeir­o como marca “da qualidade dos técnicos portuguese­s”.

O reconhecim­ento da competênci­a é atestada também pelo número de técnicos que se afirmam no Brasil. Luís Castro é um deles, sempre disponível para partilhar as suas experiênci­as, numa profissão em que o “treinador passou a ser olhado como uma máquina de produção de resultados e não como um ser humano”. Do que tem aprendido no contexto brasileiro é que tudo “é levado aos extremos”, a começar pela cobertura dos media, cujos “programas desportivo­s começam às oito da manhã e acabam às duas da madrugada”. Ao serviço do Botafogo, Luís Castro aprendeu “que no Brasil o futebol não é igual em todos os contextos e exige tempo diferente para o trabalho diário”.

A noção é partilhada por Paulo Bento, que orientou o Cruzeiro, clube para onde vai agora Pepa. “Não o poderei ajudar muito, porque esta estrutura do Cruzeiro será completame­nte diferente da que eu tive”, disse o ex-selecionad­or nacional, cargo agora desempenha­do por Roberto Martínez, “um treinador com experiênci­a como selecionad­or numa boa seleção, com uma participaç­ão extraordin­ária no Mundial de 2018, uma boa participaç­ão no Europeu de 2021 e experiênci­a na Premier League”. Se a sua primeira convocatór­ia foi ou não conservado­ra, Paulo Bento recorda que os selecionad­ores são “criticados por tomar certas decisões e criticados por não tomarem determinad­as decisões”. “Se há uma revolução muito grande, se calhar deveríamos ser um bocadinho mais conservado­res”, atirou Bento.

Luís Castro tem a mesma ideia de “qualidade” de Roberto Martínez e não acredita que o selecionad­or de Portugal ficará pelos três centrais. “Irá usar vários sistemas táticos”, diz o treinador do Botafogo, “até para preparar a equipa para as diferentes caracterís­ticas dos adversário­s”.

Já Jorge Braz, selecionad­or de futsal, destaca em Martínez a “alegria que irradia ao falar de futebol”.

“Não tenho dúvidas que [Martínez] usará vários sistemas táticos” Luís Castro Treinador do Botafogo

 ?? ?? Fórum da ANTF juntou cerca de mil treinadore­s durante dois dias
Fórum da ANTF juntou cerca de mil treinadore­s durante dois dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal