O Jogo

“Portas abertas” para Coates voltar

Retorno: Nacional já manifestou, varias vezes, a vontade de recuperar jogador O capitão leonino marcou o primeiro golo do Uruguai frente à Coreia do Sul (2-1) e continua a prender atenções no clube que o lançou

- PEDRO CADIMA RITA DA SILVA VIEIRA

Central tem contrato até 2024, mas tem sido aliciado para terminar a carreira no Uruguai. Rúben Sosa, antigo jogador do Nacional, é mais um a pedir que o defesa vista de novo a camisola do clube.

Muito desejado no Uruguai, especialme­nte no clube decoração, o Nacional de Monte vide o,Co ates mostrou-se ao serviço da seleção e marcou na vitória frente à Coreia do Sul (2-1), num jogo particular, em Seoul.

O capitão do Sporting abriu o marcador logo aos 10’ ao elevar se mais alto que os restantes e a converter com sucesso um canto de Valverde com um forte cabeceamen­to. A Coreia do Sul acabou por igualar aos 51’ com golo de In-Beom Hwan, mas Vecino aos 63’ assegurou a vitória uruguaia num jogo em que Ugarte também foi titular (ver peça na página anterior).

A exibição de Coates na seleção é só mais um motivo para aumentar a vontade dos uruguaios voltarem a vê-lo a jogar em casa. A cumprir a oitava época, capitaneia os leões com uma paixão difícil de igualar, tão bem expressa em cada jogo.

O central uruguaio tem, contudo, outro amor, o Nacional de Montevideo, onde cresceu desde muito novo, tendo já dado conta do seu propósito de regressar um dia para encerrar a carreira no gigante clube sulamerica­no. As portas têm sido abertas com frequência e, mais recentemen­te, foi o próprio presidente que confessou que o ia buscar com toda a honra ao aeroporto. Numa conversa exclusiva com o O JOGO, Rúben Sosa, uma das maiores lendas do Nacional, ainda hoje um orgulhoso técnico de definição, fazendo esse trabalho específico de finalizaçã­o com todas as categorias do clube, também se curvou ao que seria a excelência de um regresso de Coates a casa.

“Conheci Seba [Coates] quando ainda era muito pequeno. Um rapaz muito sério que se fez um jogador muito profission­al. Lembro-me bem como e lese envolvi apelo jogo e como adorava jogar futebol. Enfrentou dificuldad­es por ser muito grande, não foi fácil para ele em alguns momentos”, recorda RúbenS os a,du as vezes campeão da Copa América, fazendo parte da geração de Enzo Francescol­i.

“Tem virtudes muito próprias mas, primeiro, está a sua responsabi­lidade em campo como líder, apaixonado por futebol e muito sério no seu compromiss­o. Tudo o que alcançou foi por mérito seu, ninguém lhe deu nada! É certo queba talhou muito. Dever egressarà sua casa logo que assim o queira, terá as portas abertas, ninguémlhe dará esse lugar porc aridade ”, garanteRúb­enS os a, hoje com 56 anos, chamado de ‘el principito’ vencedor de quatro títulos de campeão uruguaio pelo Nacional.

“Conheço a sua humildade. Deve regressar à sua casa logo que assim o queira, terá as portas abertas, ninguém lhe vai dar o lugar por caridade” Rúben Sosa Antigo jogador do Nacional

 ?? ?? Central uruguaio abriu o marcador no jogo com a Coreia do Sul aos 10’
Central uruguaio abriu o marcador no jogo com a Coreia do Sul aos 10’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal