O Jogo

Egito de Vitória quase no CAN

Faraós golearam no Malaui, com Salah em grande, e só precisam de um ponto nas últimas duas jornadas

-

Senegal, Costa do Marfim e Tunísia juntaram-se à Argélia no lote de seleções já apuradas para a fase final. Já os Camarões voltaram a tropeçar e têm o apuramento em risco.

ANTÓNIO PIRES

Um ponto. É o que falta ao Egito, cujo selecionad­or é Rui Vitória, para garantir matematica­mente a presença na próxima edição da Taça de África das Nações (CAN), que se disputará no início de 2024 na Costa do Marfim, depois da goleada por 4-0 na visita ao Malaui, adversário a quem os faraós já tinham vencido por 2-0 em casa há quatro dias.

Mais uma vez, Salah esteve em destaque, assistindo para o golo de Hamed logo aos quatro minutos e fazendo ele mesmo o terceiro aos 20’ – pelo meio, Marmoush fez o 2-0 aos 16’. Zizo, aos 49’, fechou a contagem para a seleção vice-campeã em título (derrotada no desempate por penáltis na final da última edição frente ao Senegal, sendo na altura orientada por Carlos Queiroz), que lidera o Grupo D com nove pontos, tantos como a Guiné-Conacri, próximo adversário, precisando apenas de um empate nas duas rondas que faltam para poder festejar o apuramento.

“Fizemos um bom jogo e fomos eficazes a converter as oportunida­des em golos. Fomos a melhor equipa nos dois jogos e merecemos ambas as vitórias”, realçou Rui Vitória após o apito final. Questionad­o diretament­e sobre a exibição do avançado do Liverpool, o técnico luso elogiou a estrela da companhia mas preferiu destacar o coletivo: “Estou muito contente com ele, é um dos melhores jogadores do mundo, mas o trabalho coletivo da equipa deixa-me ainda mais contente.”

Certas no CAN estão já quatro seleções: à Argélia, juntaram-se ontem Senegal, Costa do Marfim e Tunísia, sendo que os senegalese­s, com a vitória por 1-0 em Moçambique, assegurara­m também o primeiro lugar no Grupo L. Dia fez, logo aos 18’, o golo que derrotou a equipa orientada por Chiquinho Conde, que por agora mantém o segundo lugar, ficando à espera do resultado do Ruanda-Benim.

Já os Camarões deixaram-se surpreende­rpelosegun­dojogo consecutiv­o pela Namíbia: depois do empate arrancado a ferrosemca­sa(1-1),destafeita­saíram mesmo derrotados (2-1), caindo para segundo no Grupo C e ficando à mercê do Burundi, que tem menos um jogo.

“Fomos eficazes a converter as oportunida­des e merecemos ganhar”

Rui Vitória Selecionad­or do Egito

 ?? ?? Salah assinou o terceiro golo do Egito na vitória de ontem
Salah assinou o terceiro golo do Egito na vitória de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal