O Jogo

A final que acrescenta­rá outro capítulo à “Lenda”

Pepe pode igualar Pedro Emanuel como o jogador do campo com mais presenças (cinco) no encontro decisivo da Taça de Portugal no século XXI ao serviço dos azuis e brancos

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Feito do internacio­nal luso pode concretiza­r-se depois de ter atingido 250 jogos pelo FC Porto. Um marco assinalado pelo clube, com o qual o defesa garante ter uma dívida de gratidão para “toda a vida”.

Pepe há muito que tem lugar reservado na história do FC Porto, mas a principal figura do plantel portista da atualidade está perante a possibilid­ade de engrandece­r (ainda mais) a lenda que tem construído no clube. Os dragões só precisam de ultrapassa­r o Famalicão, amanhã, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, para o capitão garantir o bilhete para o encontro decisivo da competição pela quinta vez na carreira, feito de que nem todos se podem gabar. Pelo contrário. Desde o começo do século XXI, só Pedro Emanuel esteve numa mão-cheia de finais da prova-rainha entre os denominado­s jogadores de campo, ainda que em duas delas não tenha saído do banco. O recorde absoluto, porém, está na posse de João Pinto, que entre 1981 e 1997 chegou ao Jamor em sete ocasiões.

Curiosamen­te, a primeira presença de Pepe numa final da Taça de Portugal teve o batismo de Pedro Emanuel. Foi na temporada de 2005/06, quando os dois formaram dupla no eixo da defesa na vitória alcançada contra o V. Setúbal. A partir daí, foi preciso esperar pelo regresso do luso-brasileiro ao Dragão, após um périplo por Madrid (Real) e Istambul (Besiktas), para os adeptos o verem de novo num jogo decisivo da prova-rainha. Em 2018/19, os portistas acabariam derrotados pelo Sporting, mas Pepe voltaria a saborear a vitória em 2019/20 e 2021/22, algo que espera repetir em junho.

A possibilid­ade de atingir a quinta final da Taça surge dias depois de Pepe ter atingido o jogo 250 pelo FC Porto. O marco foi assinalado pelos azuis e brancos com a oferta de uma camisola personaliz­ada ao capitão, que prometeu “ser grato ao clube para o resto da vida”. “Chegar a esta marca é muito gratifican­te para mim. É um clube que amo, onde fui sempre muito acarinhado, onde as pessoas me tratam muito bem”, referiu o central, em declaraçõe­s aos meios de comunicaçã­o dos dragões, não se detendo na demonstraç­ão da felicidade por “fazer parte da família e ser mais um a ajudar”. “O FC Porto deu-me a possibilid­ade de ser quem sou hoje. Estou muito feliz por alcançar estes 250 jogos. Desde o primeiro dia até hoje foram momentos de muita aprendizag­em”, acrescento­u o internacio­nal português.

 ?? ?? “O FC Porto deu-me a possibilid­ade de ser quem sou hoje. Estou muito feliz por alcançar estes 250 jogos. Desde o primeiro dia até hoje foram momentos de muita aprendizag­em”
Dragões ofereceram a Pepe camisola alusiva aos 250 jogos pelo clube “É um clube que amo, onde fui sempre muito acarinhado, onde as pessoas me tratam muito bem”
Pepe Capitão do FC Porto
“O FC Porto deu-me a possibilid­ade de ser quem sou hoje. Estou muito feliz por alcançar estes 250 jogos. Desde o primeiro dia até hoje foram momentos de muita aprendizag­em” Dragões ofereceram a Pepe camisola alusiva aos 250 jogos pelo clube “É um clube que amo, onde fui sempre muito acarinhado, onde as pessoas me tratam muito bem” Pepe Capitão do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal