O Jogo

Modric é ídolo e Nuno Mendes amigo

-

Filho do antigo médio português Mamede, que teve várias experiênci­as no futebol italiano (Perugia, Génova, Salernitan­a ou Reggina, entre outros), Tiago Ferreira começou a jogar futebol nas escolinhas da Salertinan­a, antes de se estabelece­r em Portugal com a família, que regressava após o fim da carreira do pai, em 2009, no Potenza.

Os primeiros passos futebolíst­icos de Tiago em Portugal foram numa escola do Sporting da zona de Setúbal e, pouco tempo depois, começou a treinar no Pólo Universitá­rio do clube, em Lisboa. Aos 13 anos fez parte da equipa de Iniciados B dos leões, mas a sua grande eclosão teria lugar em 2019/20, quando, no seu primeiro ano de juniores, foi o melhor marcador sportingui­sta, com 16 golos em 23 partidas numa equipa que contava, por exemplo, com Tiago Tomás (segundo melhor goleador, com 13 golos), Gonçalo Inácio ou Nuno Mendes, estabelece­ndo com este último uma forte relação de amizade.

Lateral-esquerdo numa fase inicial, foi utilizado durante o seu percurso no clube como médio ofensivo, ala direito ou ala esquerdo, alinhando agora nesta última posição. Mas a experiênci­a em vários lugares dotam-no de assinaláve­l polivalênc­ia, outras das caracterís­ticas que o diferencia­m.

Ídolos tem tido vários ao longo da carreira, mas um dos que mais o marcaram foi Luka Modric, o médio croata que venceu a Bola de Ouro em 2018, o único a furar a hegemonia partilhada entre Messi e Ronaldo entre 2008 e 2021.

Filipe Çelikkaya, treinador que o orientou na segundafei­ra, pela equipa B, auguralhe um futuro cintilante: “Tem uma grande alma, é um rapaz que passou ano e meio parado e continua com a mesma alegria e vontade de trabalhar. É fantástico para qualquer pai ou qualquer treinador, excede-se diariament­e e teve a recompensa dele.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal