O Jogo

Castores vencedores no rio Arade

-

Com 18 anos feitos recentemen­te, o Kayak ClubeCasto­resdoArade “atingiu a maioridade, reforçando o excelente percurso que tem vindo a efetuar”, como assegura Nuno Silva, presidente e treinador de um emblema que dá cartas na canoagem e que ocupa o sexto lugar no ranking nacional, numa tabela liderada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima. “A maioria dos clubes está no Norte, perdemos muitas horas de viagem para competir, mas temos a vantagem de possuir o melhor clima para treinar, o que ajuda imenso no inverno”, salienta, com o rio Arade a servir de pano de fundo a uma atividade com 70 atletas federados e mais de 100 praticante­s.

Com paridade de géneros bem vincada, o Castores do Arade desenvolve um profícuo trabalho com o Desporto Escolar, traduzido nas muitas horas de prática da canoagem e na captação de jovens que seguem depois a via competitiv­a. “Com pouco fazemos muito, mas estamos sempre disponívei­s para ser uma mais-valia para o concelho, inclusive porque o compromiss­o é justificar o investimen­to em nós”, explica Nuno Silva, referindo-se à aposta da Câmara. “Além de formar vencedores, queremos que toda a população tenha mais saúde e que as crianças sejam mais resiliente­s”.

O lagoense Iago Bebiano é um dos atletas em maior evidência, integrando o programa olímpico, na peugada de Diogo Lopes e Kevin Santos, que já foram campeões da Europa e são também marcos na modalidade. Muitos atletas de fora, aliás, procuram o ambiente e as condições de treino do Castores, como a ucraniana Ludmila, que “já foi campeã do Mundo de maratona e agora é nossa canoísta e funcionári­a”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal