O Jogo

“Europa será uma questão de tempo”

Ex-guarda-redes Vaná, que também passou pelo FC Porto, perspetiva voos altos para os minhotos

-

Brasileiro, que atualmente joga nos cipriotas do Aris de Limassol, refere que a recuperaçã­o no campeonato tem “dedo” de João Pedro Sousa. Mas avisa que virar a eliminatór­ia no Dragão é “muito difícil...”

JOÃO MAIA

Bem se pode dizer que a carreira de Vaná foi dominada pelo azul em Portugal. O guarda-redes represento­u Feirense, FC Porto e Famalicão e, por isso, conhece bem a realidade dos dois clubes que, amanhã, medem forças na segunda mão das meias-finais da Taça, e com uma preferênci­a clara para o brasileiro, que atualmente joga no Aris de Limassol, líder do campeonato do Chipre. “Gostaria de ser neutro, mas é impossível não torcer pelo FC Porto, porque colocaram-menumpatam­aracima no futebol”, explica. A derrota (2-1), no Minho, na semana passada, torna “muito difícil” a missão do “Fama”. “Jogar no Dragão não é fácil, nem para as grandes potências europeias. A única coisa positiva é que o Famalicão pode fazê-lo sem pressão, mas o FC Porto é favorito, e é bem provável que chegue à final”, vaticinou.

Neste momento, a porta da Europa está entreabert­a por via da prova rainha e do campeonato. Vaná lutou por esse objetivoem­2019/20e2020/21 e perspetiva um clube com estofo europeu, a breve prazo. “Em 2019/20 foi mágico. Ficámos a um ponto da Europa e na meia-final da Taça faltounos sorte, contra o Benfica. Sofremos um golo na Luz [na primeira mão], a acabar, num canto que até foi mal batido. Em Famalicão, tivemos um golo anulado por centímetro­s. Se tivéssemos ido à final, teria sido frente ao FC Porto e eu, como tinha contrato com eles, nem sabia se poderia jogar”, recorda. “Europa? Costuma dizer-se que água mole em pedra dura tanto bate até que fura, e o Famalicão está a bater na pedra. É uma questão de tempo”, comenta. De resto, se esta realidade é possível, o guardião dá todo o mérito a João Pedro Sousa. “É um ser humano espetacula­r e um treinador fantástico. Além de todo conhecimen­to que tem sobre futebol, sabe gerir muito bem o grupo e mantém o balneários­audável,comideias fantástica­s”, realça.

 ?? ?? Famalicão vai tentar anular no Dragão a desvantage­m da primeira mão da Taça de Portugal
Famalicão vai tentar anular no Dragão a desvantage­m da primeira mão da Taça de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal