O Jogo

Liga das Nações: França, Noruega e Áustria na lista

Portugal já conhece os adversário­s da primeira edição da competição. A Seleção Nacional está inserida entre a elite europeia e o principal objetivo é continuar por lá

- MIGUEL LAEZZA

O pontapé de saída da nova prova da UEFA será dado a 20 de setembro de 2023. Até 5 de dezembro, disputar-se-ão as seis jornadas de cada um dos grupos, com as seleções a jogarem em casa e fora.

Realizou-se, ontem, em Nyon, na Suíça, o sorteio da primeira edição da Liga das Nações de futebol feminino, com Portugal a ficar inserido no Grupo A2, juntamente com França, Noruega e Áustria.

Comumforma­tosemelhan­te ao da competição masculina, as 51 seleções participan­tes foram divididas em três ligas (duas de 16 formações e outra de 19), consoante as posições no ranking da UEFA.

A Seleção Nacional, uma das 16 melhores europeias, competirá na liga principal e sabe que os primeiros colocados de cada um dos quatro grupos da Liga A apurar-se-ão para a final four – que se realizará entre 21 e 28 de fevereiro de 2024, com meias-finais, jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e final –, sendo que os finalistas carimbam o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris do próximo ano (se um deles for a França, já qualificad­a como anfitriã, o terceiro colocado preencherá essa vaga).

Caso seja uma das duas primeiras classifica­das do Grupo

A2, a equipa das Quinas permanecer­á entre a elite para a qualificaç­ão para o Campeonato da Europa de 2025. Se for terceira, irá ao play-off de promoção/despromoçã­o, a duas mãos, contra um dos segundos da Liga B. Por fim, se terminar na quarta posição, a formação lusa descerá à Liga B. A nova prova da UEFA terá seis jornadas – os participan­tes jogarão enquanto visitados e visitantes –, que decorrerão entre 20 de setembro e 5 de dezembro de 2023.

Na reação ao sorteio, o selecionad­or

Francisco Neto sublinhou que o objetivo de Portugal é garantir a permanênci­a na Liga A. “Sinto-me muito orgulhoso por iniciar esta competição na primeira divisão. É sinal do bom trabalho que tem sido feito, a todos os níveis. Vamos competir contra as melhores, num grupo muito equilibrad­o. Acima de tudo, tentaremos ser competitiv­os e somar pontos para alcançarmo­s o nosso primeiro grande objetivo, que é a manutenção”, afirmou o técnico nacional.

“Vamos competir contra as melhores, num grupo muito equilibrad­o. O nosso primeiro grande objetivo é a manutenção” Francisco Neto Selecionad­or nacional

 ?? ?? Seleção feminina portuguesa está na liga principal da nova competição da UEFA
Seleção feminina portuguesa está na liga principal da nova competição da UEFA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal