O Jogo

NADAL QUER EVITAR TREMOR DE TERRA

Rei do piso ocre aumenta intensidad­e nos treinos e pode voltar, dentro de uma semana, em Roma, mas o objetivo é o 15.º título em Roland Garros

-

Está por dias o anúncio do regresso ao ativo da lenda espanhola, quatro meses após sofrer uma lesão no quadril, na Austrália, e o seu treinador desmistifi­ca a falta de rodagem para a quinzena de Paris.

MANUEL PÉREZ

Rafael Nadal já sabe que a estreia, em Roland Garros, ocorre sempre na primeira terça-feira do torneio. Desta vez estará a quatro dias de fazer 37 anos (3 de junho), e novamente incumbido na missão de agigantar a lenda e lutar pela 15.ª conquista no templo da terra batida. A agenda para a edição deste ano do Grand Slam gaulês está bem encaminhad­a para passar do papel ao court. A lesão no psoas ilíaco da perna esquerda, sofrida em janeiro, no Open da Austrália, demorou mais do que o previsto a curar e só nas últimas semanas as cargas de treino são mais intensas.

À margem do Masters de Madrid,

o treinador Carlos Moyà fez, para a RTVE e o L’Équipe, o ponto da situação. “Neste momento, é impossível definir o calendário, mas o objetivo é jogar em Roma e, não sendo possível, tentaremos estar em Roland Garros”. Pormenoriz­ando, explicou que o detentor de 22 títulos do Grand Slam tem “treinado mais ou menos uma hora e meia no court, e está evoluir dia a dia, mas não quero parecer nem otimista nem pessimista, limito-me a relatar o que observo, dentro de um progresso diário”.

Nadal não compete em terra batida desde 5 de junho do ano passado, data do triunfo na finaldeRol­andGarross­obreCasper Ruud, falhou Monte Carlo, Barcelona e Madrid, e está ainda em dúvida se inicia, no próximo dia 14, a participaç­ão no Masters de Roma. A apreensão dos adeptos, ante a falta de rodagem à chegada a Paris, é vista noutra perspetiva por Moyà, ao considerá-lo um “guerreiro com uma mente indestrutí­vel”, lembrando que “se pode sempre esperar que o Rafa tire um coelho da cartola”. “Acho que foi sempre um mito urbano ele precisar de muitos encontros para estar preparado e, aliás, quando regressa de lesão faz sempre bons resultados”. O Masters de Roma começa na próxima quarta-feira e, pouco antes, o melhor desportist­a espanhol de todos os tempos anunciará se joga nos courts do Foro Italico.

“O Rafa mantém-se confiante e podemos sempre esperar que tire um coelho da cartola”

Carlos Moyà Treinador de Rafael Nadal

 ?? ?? Rafa Nadal não joga desde 18 de janeiro, dia em que foi eliminado no Open da Austrália
Rafa Nadal não joga desde 18 de janeiro, dia em que foi eliminado no Open da Austrália
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal