O Jogo

Mil milhões esperam Messi

Al Hilal ofereceu ao astro argentino o dobro do que o Al Nassr está a pagar a Cristiano Ronaldo

- RODRIGO CORTEZ

Parece definitiva­mente posta de parte a possibilid­ade de renovação com o PSG, mas a Pulga, prestes a fazer 36 anos, prefere esperar pelo fim da temporada para decidir onde vai jogar em 2023/24.

Mil milhões de euros. Não, não há engano: é esse o valor que o Al Hilal ofereceu a Messi para ter o astro argentino no seu plantel nas próximas duas temporadas, de acordo com o jornal francês “L’Équipe”, dobrando assim o que Cristiano Ronaldo recebe atualmente por ano no Al Nassr - e que faz do CR7 já o futebolist­a mais bem pago do planeta.

Valores incríveis para a realidade europeia, mas perfeitame­nte ao alcance dos grandes clubes sauditas, como explicou à “RTL” o politólogo Pascal Boniface, também presidente do Instituto de Relações Internacio­nais e Estratégic­as. “Para os sauditas, não é grande coisa. Têm reservas de dinheiro devido ao aumento do preço do petróleo e sentam-se em pilhas de dinheiro ao qual nem sabem o que fazer. Podiam empilhar material militar, mas comprar o Messi dá mais mediatismo e, em última instância, é mais lucrativo”, explica, consideran­do ainda que o governo saudita está a “apostar no futebol para limpar a imagem” do país.

O contrato de Messi com o PSG termina no fim de junho e as negociaçõe­s para a renovação arrastam-se há meses, tudo indicando que a relação ficou irremediav­elmente danificada com a viagem não autorizada da Pulga precisamen­te à Arábia Saudita, para fins comerciais - Messi, que faz 36 anos em junho, já é embaixador do turismo saudita, função pela qual recebe anualmente 22,5 M€.

O “L’Équipe” salienta, ainda assim (e em consonânci­a com as palavras do pai do jogador), que nenhuma decisão está tomada, preferindo o jogador esperar pelo fim da temporada para analisar todas as possibilid­ades e aí sim, tomar uma decisão final.

“Para os sauditas, não é grande coisa. Eles sentam-se em pilhas de dinheiro ao qual nem sabem o que fazer”

Pascal Boniface Politólogo francês

 ?? ?? Messi em janeiro, quando esteve na Arábia Saudita
Messi em janeiro, quando esteve na Arábia Saudita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal