O Jogo

Abraçados pela revolução de abril

Cinco vitórias puseram Braga na corrida pela título, num alento que se afundou na Luz. Artur Jorge e Ricardo Horta com distinções agridoces

- PEDRO CADIMA

Horta somou a primeira eleição da época, premiado pelo pleno de vitórias da equipa no último mês e pelo seu contributo decisivo em três. Serve de estímulo para a reta final, após desaire na Luz.

●●● Foram protagonis­tas e elevaram as expectativ­as dos adeptos quanto a uma discussão do título. Mas maio arrancou a fechar a porta a esse desejo. Não se apagam, porém, os inestimáve­is méritos de Artur Jorge e Ricardo Horta, eleitos treinador e avançado do mês de abril, período de casamento perfeito com a vitória para os guerreiros. O técnico superou nas votações Sérgio Conceição e João Pedro Sousa. “É consequênc­ia da caminhada que temos vindo a realizar. Partilho com os meus jogadores, um grupo de homens que tanto tem dado e lutado, em prol do todo, os nossos adeptos. Com orgulho em cada passo dado, há ainda muito por conquistar”, reagiu Artur Jorge à distinção.

Por sua vez, a honra de Horta amarra-se ao seu papel destacado nos últimos três triunfos do mês, decidindo os jogos com galos e gansos, definidos pela margem mínima. Com 15 golos na temporada, o engenhoso chefe de orquestra do Braga vê um pouco longe os índices de produtivid­ade da época transata, fechada com 23 remates certeiros, mas acalenta um final em grande, a começar na receção ao Santa Clara, contra quem bisou na primeira volta num volumoso 4-0. Os números de Horta, de ano para ano, irradiam influência no Braga e reluzem como um farol de atração para muitos emblemas. Blindado por 30 milhões, o atacante nunca saberá ao certo se está próxima a despedida de Braga, consciente que se avista a época de todas as conversas e novelas. Ninguém lhe rouba um papel de lenda em Braga, disparado recordista de golos e quarto na hierarquia dos jogadores com mais jogos na história do clube. No meio disto tudo, pode puxar de galões com medalhas de vencedor da Taça de Portugal e da Taça da Liga, ambicionan­do em menos de um mês o terceiro troféu da carreira em Braga, quando a equipa medir forças no Jamor diante do FC Porto.

 ?? ?? Abril foi doce para o Braga: Artur Jorge e Ricardo Horta receberam prémios da Liga
Abril foi doce para o Braga: Artur Jorge e Ricardo Horta receberam prémios da Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal