O Jogo

Afonso Freitas: golo para gravar

Admirador de Ronaldo, o lateral-esquerdo do V. Guimarães recordou a passagem pela Juventus

- MANUEL CASACA

●●● Afonso Freitas estreouse a marcar pela equipa principal do V. Guimarães contra o Vizela. O lateral-esquerdo admite que nunca lhe “passou pela cabeça” uma estreia daquelas. “Peguei na bola e fui por ali fora até rematar. Imaginava um golo mais simples, talvez num remate de primeira, ou de cabeça. Desta forma, nunca. Mal terminou o jogo, fui para o balneário rever as imagens. Não é todos os dias que aconteceu ma estreia daquelas, num palco coma grandiosid­ade do Estádio D. Afonso Henriques ”, recordou o defesaaos meios de comunicaçã­o do Vitória, deixando claro que o pé direito não serve apenas para carregar no acelerador. “Desde muito jovem que atuo sobre a esquerda e me habituei a jogar (e a rematar) com os dois pés. Talvez por isso, cheguei a jogar como lateral-direito nos sub-23, sob o comando do técnico Luís Castro, que já me conhecia antes de eu ter ido para Itália.”

A transferên­cia para a Juventus aconteceu em 2016/17, naquela que foi a primeira de duas épocas nos Juniores A da Vecchia Signora. “Fui muito novo para o estrangeir­o e isso ajudou-me bastante em termos mentais. As saudades de casa eram grandes, mas não podia desperdiça­r a oportunida­de. Ajudou-me a crescer e a experiment­ar outro estilo de jogo”, lembrou, destacando as diferenças. “Em Itália praticase um futebol diferente: privilegia-se muito a tática. É um futebol mais defensivo, as equipas trabalham muito essa componente. Fui para lá com 16 anos e, já nesse escalão, deparei-me com treinos longos e muito duros a nível físico.”

E foi na Juventus que defrontou o ídolo, Cristiano Ronaldo, num jogo-treino dos Juniores A contra a equipa principal. “Tivemos uma conversa muito breve. Nessa altura, o Ronaldo andava rodeado de seguranças e, por isso, era

“Mal terminou o jogo, fui para o balneário rever as imagens [do golo]”

“Foi arrepiante defrontá-lo. [Ronaldo] É o meu ídolo, sempre o admirei”

Afonso Freitas Lateral-esquerdo do V. Guimarães

muito difícil chegar a ele. Só tive a oportunida­de de lhe pedir para tirarmos uma fotografia juntos e ele aceitou. Mas foi arrepiante defrontá-lo. É o meu ídolo, sempre o admirei e vou continuar a admirar. Estar envolvido no mesmo jogo foi qualquer coisa inexplicáv­el. Uma coisa é vê-lo na televisão, estar com ele pessoalmen­te é incrível”, garante.

 ?? ?? Afonso Freitas cruzou-se com Ronaldo na Juventus
Afonso Freitas cruzou-se com Ronaldo na Juventus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal