O Jogo

“André Franco precisava de uns abanões”

Vasco Seabra está a gostar de ver o médio que treinou nos sub-23 do Estoril destacar-se no FC Porto, tal como da época que João Basso, com quem trabalhou no mesmo clube, está a fazer no Arouca.

-

O treinador orientou André Franco e João Basso nos sub-23 do Estoril , jogadores que estão a destacar-se no campeonato ao serviço de FC Porto e Arouca.

Como tem visto a época de estreia de André Franco no FC Porto?

—Sinto que está a passar por um período de afirmação e encontrou um treinador [Sérgio Conceição] que o vai desafiar diariament­e. Quando trabalhei com ele nos sub-23 do Estoril, tinha estado um ano sem jogar e às vezes precisava de uns abanões porque não se desafiava o suficiente. O talento que ele tem não chega, ainda pode mostrar muito mais caso se desafie constantem­ente. Mas até agora tem superado patamares e tem estado à altura quando passa para um nível superior.

É um jogador que acrescenta algo mais a uma equipa como o FC Porto?

—Semdúvida.Essencialm­ente, é um criativo, algo que acrescenta sempre muito a uma equipa. É muito inteligent­e, sabe ler o jogo e encontrar espaços. Tem um último passe muito interessan­te e está ainda a evoluir. Nos últimos anos começou a ter mais chegada à baliza e sentiu o prazer da finalizaçã­o, o que é natural pelos terrenos que começou a pisar, jogando como 10 ou segundo avançado.

Outro jogador com quem trabalhou nos sub-23 do Estoril e se está a destacar no Arouca é João Basso. Está surpreendi­do com a época dele?

—Sinceramen­te, não. O João Basso é um campeão, um vencedor nato. Teve um momento difícil quando baixou para os sub-23 do Estoril, mas tem um caráter extraordin­ário e é fantástica a forma como se desafia todos os dias. Tem ambição de conquistar sempre mais, cada treino é para ele como a final da Liga dos Campeões. Tudo isso faz dele um capitão extraordin­ário. Acredito que ainda pode dar um salto na carreira, seja na Europa ou no Brasil. Se o Arouca mantiver a posição em que está, penso que pode desafiarse a jogar competiçõe­s europeias.

André Franco, do FC Porto, “ainda pode mostrar mais caso se desafie constantem­ente” e João Basso, do Arouca, “é um capitão extraordin­ário”

Vasco Seabra fala do mérito de Diogo Jota na caminhada até à elite do futebol mundial, mantendo “a mesma humildade” que tinha aos 16 anos, no Paços

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal