O Jogo

Águia confirma hegemonia

Benfica festejou no final da visita ao Valadares o terceiro título da Liga BPI. No final os adeptos juntaram-se à equipa Filipa Patão

- JOÃO FERNANDO VIEIRA

“Vi no Clube de Albergaria uma oportunida­de de ser feliz e de me valorizar. Deu-me as condições certas para crescer e evoluir como nunca”

tem, tal como no facto de haver muito mais pessoas a ver os jogos. É claro que ainda há muito a fazer, mas estamos num ótimo caminho.

E em relação ao futebol feminino português, o apuramento para o Campeonato do Mundo foi um grande passo em direção a outros patamares?

—Sem dúvida. Temos uma equipa com muita qualidade, que tem demonstrad­o uma evolução enorme. Penso que a Seleção Nacional vai estar preparada e confiante para obter um bom desempenho no Mundial deste ano.

Quais são os maiores sonhos da Ana Carolina Ferreira?

—Desejo chegar à Seleção principal e jogar numa das melhores equipas da Europa.

A formação de Filipa Patão venceu 19 dos 20 encontros disputados na Liga BPI e levantou o troféu a duas jornadas do fim. Lúcia Alves e Kika Nazareth marcaram os golos que valeram o título.

A duas jornadas do fim do campeonato, o Benfica sagrou-se tricampeão nacional de futebol feminino, juntando assim o título da Liga BPI à Supertaça e à Taça da Liga. “Foi uma temporada quase perfeita. Gostaríamo­s de ter atingido o objetivo do Jamor, mas infelizmen­te não foi possível. A chave é, principalm­ente, o clube onde estamos. Nós sabemos a importânci­a de todas as competiçõe­s, a importânci­a de ganhar títulos”, resumiu a treinadora das encarnadas Filipa Patão. A precisar apenas de um ponto, as águias viajaram até Vila Nova de Gaia na jornada passada e cumpriram a sua missão, com um triunfo por2-0,sobreoVala­daresGaia, com os golos a serem marcados por Lúcia Alves (30’) e Kika Nazareth (76’).

Esta temporada, as comandadas de Filipa Patão registam 35 vitórias em 42 jogos de todas as competiçõe­s, 172 golos marcados e 42 sofridos. Desde 2018/19, época em que se deu a criação da secção de futebol feminino, o Benfica venceu um título da II divisão, uma Taça de Portugal, duas supertaças, três taças da Liga e três campeonato­s nacionais. Além disso, as encarnadas registam três participaç­ões na Liga dos Campeões, colocando-se entre as 32 melhores equipas da Europa, elevando o nome do clube e do futebol português.

O principal destaque desta época brilhante, que ainda não terminou, vai para Cloé Lacasse, internacio­nal canadiana de 29 anos, que é a melhor marcadora do plantel com 33 golos marcados (20 na Liga BPI), número que constitui recorde pessoal da avançado.

Idade:

Filipa Patão foi internacio­nal por Portugal, tendo representa­do

1.º Dezembro, Futebol Benfica e Estoril. No comando técnico das águias desde 2020, a jovem treinadora venceu as últimas três edições da Liga BPI, levantou três taças de Portugal e uma supertaça. Uma vencedora!

Cloé Lacasse (3300 minutos), Carole Costa (3112), Ana Vitória (2975), Lúcia Alves (2851) e Pauleta (2778) são as jogadoras mais utilizadas esta temporada pela treinadora das encarnadas, Filipa Patão.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal