O Jogo

“Queremos ganhar títulos”

A propósito do dérbi, Amorim garante que celebra vitórias em campeonato­s, não em jogos

-

O técnico assegura não ter preferênci­a pelo futuro campeão mas também assume não ser ingénuo e reconhece a importânci­a que os adeptos dão aos embates com o eterno rival Benfica.

Com o campeonato perto do fim o Benfica poderá sagrar-se campeão amanhã, com uma derrota do FC Porto e desde que ganhe hoje ao Portimonen­se. Se tal não suceder e chegar a Alvalade com quatro pontos de vantagem, o eterno rival jogará para o título frente ao Sporting. Cenários aos quais Amorim não quis dar relevo.

Preferia que o Benfica fosse campeão já este domingo antes do dérbi?

—É indiferent­e. Temos objetivos nossos, que nada têm a ver com Benfica e FC Porto e com o Braga têm a ver porque ainda estamos matematica­mente na luta [pela Champions]. Nos primeiros meses aqui [no Sporting] eu queria que o FC Porto não fosse campeão para irmos ao Dragão e os jogadores sentirem o que é jogar contra uma equipa que está em primeiro lugar à procura de ser campeã. Caso algo acontecess­e, que eles sentissem essa dor e depois a usassem no futuro. A minha ideia mantém-se. Prefiro jogar contra um Benfica na máxima força, sem fazer festa nenhuma, mas teremos tempo para esse momento. Queremos preparar o futuro da melhor maneira jogando contra equipas na máxima força. Não tenho preferênci­a. Quem for campeão, será. Quando não somos nós o resto não interessa. O foco está no Marítimo e depois pensaremos no Benfica.

Há dois anos deu a maior alegria aos adeptos ao vencer o campeonato. Esta época ganhar ao Benfica é a maior alegria que lhes pode dar?

—Muito mal estaríamos se há dois anos estivéssem­os a festejar a vitória no campeonato e depois fossemos comparar essa alegria com uma vitória sobre o Benfica. Queremos ganhar títulos, não ganhar jogos. Mesmo que sejam contra as melhores equipas em Portugal. Não posso pensar como os adeptos. Vejo o Sporting de uma maneira e só vamos festejar se ganharmos campeonato­s. Não devemos festejar essas vitórias mas temos de fazer tudo para ganhar todos os jogos. Não sou ingénuo, sei o que significa para os adeptos, mas como treinador não quero fazer essa ligação.

“Muito mal estaríamos se fossemos comparar a alegria do campeonato com uma vitória sobre o Benfica”

Rúben Amorim Treinador do Sporting

 ?? ?? Amorim diz que não pode pensar como os adeptos
Amorim diz que não pode pensar como os adeptos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal