Schmidt “Não está decidido, sinto-me zero por cento campeão”
O treinador do Benfica considera que a equipa tem mostrado que não quer parar e olha já para o próximo jogo em Alvalade. Sobre a goleada de ontem, elogiou os jogadores
O clube da Luz está a uma vitória de festejar o título, algo que até pode acontecer já, caso o FC Porto perca hoje na receção ao Casa Pia, mas segundo o técnico das águias, ainda não é tempo de fazer as contas.
●●● O Benfica começou desde cedo a construir o resultado gordo, obtido na visita ao Portimonense. A atitude e empenho dos jogadores foi enaltecido por Roger Schmidt, que assumiu ver a equipa a praticar um bom futebol, à semelhança do que fez noutros jogos e o facto de ter chegado ao golo cedo deu outro conforto aos jogadores. Com apenas dois jogos para o fecho do campeonato (Sporting e Santa Clara) e uma vantagem confortável (sete pontos, à condição), o treinador sente-se para já “zero por cento campeão”, pois respeita os adversários.
“Houve grande atitude, espírito, fomos inteligentes, criámos muitas oportunidades, fizemos cinco golos, podiam ter sido mais”
“Temos feito exibições de alto nível. No sábado passado contra o Braga, foi um adversário que está a fazer uma época de topo”
O Benfica teve uma entrada forte. O plano resultou?
—Era um jogo muito difícil contra uma equipa muito física, com jogo mais direto, de bolas longas e segundas bolas e precisávamos destes três pontos. Tínhamos de usar os 90 minutos para o conseguir e matar o jogo nos momentos certos. Houve uma grande atitude, espírito, fomos inteligentes, criámos muitas oportunidades, fizemos cinco golos, podiam ter sido mais e merecemos ganhar. Estamos a mostrar semana após semana,
que não queremos parar e queremos ser campeões. Demos mais um passo nesse sentido contra uma boa equipa.
Marcar cedo foi a chave?
—Nos últimos jogos temos criado algumas oportunidades, mas não temos marcado e os golos têm aparecido mais tarde. Quanto mais cedo o conseguirmos, ficamos mais calmos e podemos abordar o jogo de uma forma diferente. Queríamos mexer com o jogo para o nosso lado e fizemos isso.
Foi a melhor exibição dos últimos jogos?
—Acho que temos feito exibições de alto nível. No sábado passado, contra o Braga, foi um adversário diferente, com todo o respeito pelo Portimonense, mas o Braga luta pelos lugares cimeiros e também está a fazer uma época de topo. Estamos a praticar um bom futebol e queremos terminar a um bom nível para sermos campeões. Temos dado bons indicadores disso, os jogadores estão frescos o suficiente para jogar um futebol de topo e intenso.
O Benfica só precisa de uma vitória para festejar. Já se sente campeão?
“Podemos ser já campeões na próxima semana, mas ainda não sinto isso porque o próximo jogo será em casa do Sporting, que é sempre complicado”
—Não, sinto-me zero por cento campeão. Não somos campeões, estamos numa boa situação, mas não está decidido. Respeito o futebol e os adversários. Podemos ser já campeões na próxima semana, mas ainda não sinto isso porque o próximo jogo será em casa do Sporting, que é sempre complicado.