O Jogo

Roglic meteu tudo em sentido

Ataque do esloveno obrigou João Almeida a perseguir e deixou abalado o provocador Evenepoel

-

A Volta a Itália teve numa etapa de média montanha o melhor dos seus primeiros oito dias, graças a um ataque súbito do líder da Jumbo-Visma. Os Ineos aproveitar­am, Almeida e Evenepoel perderam 14s.

CARLOS FLÓRIDO

“Nada mal para alguém ●●● com covid”, desabafou Geraint Thomas,referindo-seaPrimoz Roglic no final da oitava etapa da Volta a Itália, em Fossombron­e. O britânico da Ineos, juntamente com o colega Tao Geoghegan Hart, tinha conseguido juntar-se ao esloveno da Jumbo-Visma, que desferiu um ataque demolidor na subida do Cappuccini, uma rampa estreita e demolidora (7,8%) já perto da meta, ganhando 14 se- gundos a Remco Evenepoel e João Almeida.

A etapa já tinha sido ganha por Ben Healy, que entrara numa numerosa fuga e se isolara na primeira de duas passagens pelo topo de nome curioso, mas a aventura do jovem prodígio da EF Education era eclipsada pelo primeiro ataque a sério entre os candidatos à rosa. Quando Roglic acelerou, foi precisamen­te o líder do Giro, Andreas Leknessund, o único que o conseguiu seguir. Mas o norueguês viria a perder tempo, ainda mais do que Evenepoel, que tentou mas não conseguiu acompanhar um rival que na véspera considerar­a “nervoso”. A provocação teve

resposta à altura e, percebe-se agora, outro jogo mental. “Ele disse-me que tinha covid, mas o Roglic é assim. Diz sempre que tem pernas más. Devem ser jogos mentais. O João Almeida também diz que está com problemas nas pernas”, contou Thomas.

Foi precisamen­te João Almeida a liderar a perseguiçã­o ao trio, mantendo o quarto lugar da geral, apesar de ultrapassa­do por Roglic. Hoje, com 35 km de contrarrel­ógio individual, já não haverá jogos mentais. Quem tiver pernas, terá de as exibir. Já sem Filippo Ganna, que abandonou... com covid-19.

 ?? ?? João Almeida analisa a distância perdida para Roglic
João Almeida analisa a distância perdida para Roglic

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal