O Jogo

Taça da Liga, relva, luz e seguros a votos

Assembleia Geral realiza-se hoje para debater e votar propostas de alteração ao Regulament­o de Competiçõe­s. Horários sofrem alterações

- FILIPA MESQUITA

Modelo competitiv­o da Taça da Liga, com menos equipas, será discutido, bem como a melhoria e escrutínio dos relvados e da iluminação. Seguros de jogadores não regulariza­dos motivarão adiamento.

●●● A sede da Liga Portugal, no Porto, será palco esta tarde, às 14 horas, de uma Assembleia Geral onde serão discutidas e votadas – pela primeira vez de forma eletrónica –, as propostas de alteração ao Regulament­o de Competiçõe­s da Liga Portugal. Um dos assuntos na ordem de trabalho sé o novo formato competitiv­o da Taça da Liga, que entrará em vigor na época 2024/25, reduzida a oito equipas – os primeiros seis classifica­dos da I Liga e os dois primeiros da II Liga. Em 2023/24 mantém-se o modelo da época passada, no qual todas as equipas competem, passando por eliminatór­ias até chegarem à fase de grupos. Posteriorm­ente, disputam a final-four e a final. Este novo modelo foi escolhido em função do alargament­o dos calendário­s internacio­nais para as provas da UEFA, de forma a facilitar a escolha das datas de todos os jogos. O número de encontros diminui, mas a competição mantém-se apetecível do ponto de vista dos direitos audiovisua­is. Oobjetivop assa, também, pela tentativa de internacio­nalizar a competição, um tema que será debatido, naturalmen­te, ao longo da próxima época. Acima de tudo, o organismo pretende rentabiliz­ar aprova de forma a que os lucros sejam repartidos por todos: 75 por cento para todas as sociedades desportiva­s, incluindo as que não participar­em, e 25 por cento para a organizaçã­o, tanto da prov acomoda própria Liga Portugal. Aintençãoé que os clubes que deixam de participar na prova não fiquem sem as receitas que habitualme­nte recebiam.

Relva e luz escrutinad­as

Outra das propostas em discussão está relacionad­a com elementos essenciais ao espetáculo televisivo e desportivo: o relvado e a iluminação. A relva será avaliada a cada jogo por várias entidades, contribuin­do para que os “tapetes” nas competiçõe­s profission­ais estejam ao melhor nível.

Quanto à iluminação, a Liga pretende melhorias e elevará a exigência, de forma a que todos os estádios, da I e II ligas, cumpram os mesmos requisitos. Para comprovar se está tudo dentro das normas estabeleci­das haverá um mecanismo, que entrará em vigor nesta época desportiva, de medição regular da luminosida­de dos recintos.

Cinco substituiç­ões e jogos mais cedo...

Em relação ao futebol jogado, a norma transitóri­a de as equipas terem nove suplentes e três momentos de substituiç­ão passa a ser definitiva, tal como a FIFA decidiu.

Relativame­nte aos horários de jogos, em dias úteis passa a haver um reajuste sempre que estejam marcados dois para a mesma data útil: em vez de serem disputados às 19 horas e às 21h15, como acontece atualmente, serão antecipado­s um quarto de hora e meia hora, passando a iniciar-se às 18h45 e às 20h45, respetivam­ente. Já os jogos agendados para as 11 horas, como acontece em alguns sábado, domingos e feriados, e caso se disputem nos Açores, passarão a disputar-se no horário local, uma hora a menos do que em Portugal continenta­l.

Os seguros de acidentes de trabalho dos jogadores também serão debatidos e votados nesta assembleia, havendo proposta para regulament­ar um norma que obriga os clubes a ter a situação regulariza­da 24 horas antes do jogo, sob pena de este ser automatica­mente adiado.

 ?? ?? Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, quer melhorar o espectácul­o
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, quer melhorar o espectácul­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal