O Jogo

UM TALENTO MUITO DIFÍCIL DE TRAVAR

RALI DE PORTUGAL Kalle Rovanpera, de 22 anos, ganhou pela segunda vez consecutiv­a e passou a liderar o Mundial

- MANUEL PÉREZ

Chegou a Portugal numa fase de menor confiança, por estar há seis ralis sem ganhar, mas desde a 100.ª vitória numa especial, sexta-feira, em Arganil, ganhou mais nove e provou ser um caso sério.

Cauteloso quando se impunha ou a acelerar a fundo a pedido do carro, Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) saiu do Rali de Portugal tal como entrou: dominador durante três dias, vencedor de dez das 19 classifica­tivas e deixando a quase um minuto o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), o único que importunou, mas esporadica­mente, o prodígio de Jyvaskyla. Sem levantar um troféu desde a Nova Zelândia, na época passada, e com um segundo lugar e três quartos no arranque desta época, o mais jovem campeão de sempre do WRC tardava em encaixar na versão atualizada do Yaris Rally1. Há sempre algo por aprender, mesmo para quem aos seis anos já conduzia ao colo do pai Harri – teve um modesto histórico de cinco abandonos e um quarto lugar no Rali de Portugal (1997-2001).

Quem ficou a lucrar com esta exibiçãode­talentoein­teligência foram o quase milhão e meio de espectador­es que enfeitaram os troços, desde Coimbra a Fafe. Testemunha­ram o bis de Rovanpera na terra prometida e apreciaram uma hegemonia que só não foi mais implacável porque em alguns momentos preferiu gerir a vantagem.

A nova estrela da Toyota fezse à ontem à estrada com 57,5s de avanço sobre Sordo, ganhou as duas passagens por Fafe, deixou o cantábrico a 54,7s e conservou os pneus para poder somar os cinco pontos da Power Stage, assumindo a liderança do Mundial à frente de Ott Tanak, que beneficiou do azar de Thierry Neuville para terminar em quarto, enquanto Esapekka Lappi repetiu o terceiro lugar da Croácia.

Para memória futura, e porque a segunda vitória de um piloto de 22 anos é promessa de muitos recordes, recordese

QUASE UM MILHÃO E MEIO DE ADEPTOS DELICIOU-SE COM A 14.ª VITÓRIA DE UM FINLANDÊS VOADOR, ESTE O MAIS NOVO DE SEMPRE A BISAR que o compatriot­a Markku Alén ganhou pela primeira vez em Portugal aos 26 anos e o francês Sébastien Ogier aos 27. Chegaram ambos aos cinco triunfos, mas por cá vamos continuar à espera de Kalle: é que para 2024 a prova portuguesa já está garantida no calendário WRC e para 2015 deverá ser confirmada em setembro.

“É fantástico voltar a ganhar em Portugal e estar finalmente no topo”

Kalle Rovanpera Toyota GR Yaris Rally1

“O Kalle encaixou as peças que faltavam no puzzle e reencontro­u a fome de ganhar” Jari-Matti Latvala Chefe da Toyota Gazoo Racing

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal