O Jogo

Evenepoel ganhou mesmo com covid-19

Belga venceu o “crono” mais longo e voltou a liderar o Giro, mas sem marcar grandes diferenças. Horas depois, percebeu que estava infetado

- CARLOS FLÓRIDO

Cesena testemunho­u a situação estranha de o vencedor estar mais abatido do que Thomas, Roglic, Hart e João Almeida, todos a distância curta. Afinal, o líder estava doente e vai abandonar.

Remco Evenepoel venceu os dois contrarrel­ógios da primeira semana da Volta a Itália, voltou a vestir a camisola rosa, mas amanhã não estará à partida. O belga anunciou, já depois dojantar, que tinha acusado covid-19. Será o terceiro a abandonar devido à doença.

A classifica­ção do Giro só será alterada em Scandiano, quando o belga da Soudal-Quick Step não se apresentar à partida, mas a tabela que liderava, com uma vantagem só confortáve­l na aparência, ficará ao rubro. Geraint Thomas, com um “crono” fantástico, herdará a liderança, com o colega Tao Geoghegan Hart a dois segundos, Primoz Roglic a cinco e João Almeida a 22s. Será esse quarteto a decidir a corrida na montanha.

O belga, que entrara forte nos primeiros 13 dos 35 kmdo “crono” de Cesena, vencendo por muito pouco face a Thomas e Hart – e Roglic, que perdeu 31 segundos de início, terminou a 17 – saira com lamentos que, maistarde, ganharam outra expressão: “Não geri bem o andamento. Entrei muito rápido e a segunda metade foi má”, disse Evenepoel, pedindo “descanso, pois os dois últimos dias não foram os melhores”. Horas depois, escreveria em comunicado: “É de coração pesado que anuncio que vou deixar o Giro, devido a um teste de rotina à covid-19 que deu positivo”.

Quanto a João Almeida, tendo a mesma entrada cautelosa de Roglic, perdeu logo 32 segundos, mas depois estabilizo­u a diferença sem recuperar. “No geral foi uma boa corrida e estou feliz. As rotundas escorregav­am muito, mas senti-me bem”, disse oportu guês da UAE Emirates. Tendo a tradição de ser mais forte na segunda metade do Giro, Almeida vai recomeçar entre os únicos quatro que ainda podem ganhar.

“No geral foi uma boa corrida e estou feliz. Estive bem na segunda metade. Vou descansar e focar-me na segunda semana”

João Almeida

UAE Emirates

 ?? ?? Evenepoel partiu forte e acabou a perder tempo, sem saber que estava infetado
Evenepoel partiu forte e acabou a perder tempo, sem saber que estava infetado
 ?? ?? João Almeida, de camisola branca, arrancou cauteloso e não conseguiu recuperar
João Almeida, de camisola branca, arrancou cauteloso e não conseguiu recuperar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal