O Jogo

David Neres é especialis­ta na arte de oferecer golos

Internacio­nal brasileiro é líder das assistênci­as em Portugal (tem 15), à frente do colega Grimaldo (13), e ganha destaque também na Europa: é o oitavo nos 15 principais campeonato­s

- MARCO GONÇALVES VÍTOR RODRIGUES

Além do lateral esquerdo, a nível interno o camisola 7 é seguido ainda pelocompan­heiro João Mário, por Pedro Gonçalves e Otávio, trio que tem 12 assistênci­as. Chega ao dérbi na melhor época da carreira.

Com o Benfica a fazer mira à conquista do campeonato no dérbi de Alvalade, Roger Schmidt prepara o desafio com um jogador em alta: David Neres foi titular nos últimos quatro jogos e nesse período fez três assistênci­as. O internacio­nal brasileiro leva agora 15 eé orei das ofertas em Portugal. Atrás do camisola 7 da Luz surgem... Grimaldo, com 13, e um trio formado por Pedro Gonçalves (Sporting), Otávio (FC Porto) e João Mário (Benfica), todos com 12. Atrás surgem ainda mais dois futebolist­as dos rivais: o portista Taremi, com 11, e o leão Edwards, com dez.

Na sua primeira temporada de águia ao peito, DavidNeres atingiu aquela queéa sua melhor época da carreira no que diz respeito à participaç­ão em golos. Isto porque além dos 15 passes decisivos marcou 12 tentos, num total de 27, batendo os 14 golos e 12 assistênci­as( total de 26) alcança dosem 2017/18, a sua primeira época complet apelo Ajax. E tem ainda mais duas partidas pela frente, diante de Sporting e Santa Clara, para tentar melhorar a produção ofensiva. Com 12 golos e 15 assistênci­as, o ex-Shakhtar Donetsk participou assim em 21,4 por cento dos 126 tentos marcados pelo Benfica na presente temporada.

O rendimento apresentad­o por David Neres, que aponta com esta forma ao regresso à seleção do Brasil, ganha destaque também se analisado a nível europeu. Olhando às 15 principais ligas do Velho Continente, o camisola 7 da Luz ocupa o oitavo lugar norankingd os melhoresas­sistentes. Longe está o líder: Kevin De Bruyne, que já fez

24 passes para golo em2022/23–n aquele queéo seu melhor registo da carreira. A uma entrega certeira de Neymar, do PSG, Neres ganha vantagem no oitavo lugar a Griezmann, do Atlético de Madrid, e Teddy Teuma, do St. Gilloise, pela menor utilização. O extremo encarnado cumpriu 2878 minutos contra 3267’ do internacio­nal francês e 4387’ do jogador do clube belga. Atrás do benfiquist­a notop20dos­futebo listas com mais assistênci­as surgem ainda nomes grandes como Salah (Liverpool), Kvaratskhe­lia (Nápoles) – dupla com 14 passes decisivos – e os portuguese­s Bruno Fernandes e Raphael Guerreiro, ambos com 13 entregas em que proporcion­aram o golo.

Ambição: o rendimento apresentad­o dá confiança ao extremo de poder voltar à seleção

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal