O Jogo

João Pinheiro estreia-se no dérbi

Nomeação já era esperada tendo em conta que Artur Soares Dias não podia ser escolhido

- RITA DA SILVA VIEIRA

João Pinheiroéo árbitro nomeado pelo CA da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o dérbi deste domingo entre Sporting e Benfica, jogo que pode ser decisivo para as contas do título.

Este vai ser o primeiro duelo entre os rivais lisboetas arbitrado pelo juiz natural de Famalicão. Árbitro de primeira categoria desde 2015 e internacio­nal desde 2016, João Pinheiro já esteve em outros nove jogos grandes, mas nunca entre leões e águias. Como assistente­s no Estádio José Alvalade vão estar Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Vítor Ferreira e na Cidade do Futebol, no VAR, vai estar Hugo Miguel com a ajuda de Pedro Felisberto (AVAR).

O árbitro, da Associação de Braga, já esteve em dois clássicos esta temporada. No FC Porto-Benfica, da primeira volta do campeonato, num jogo em que o treinador portista foi expulso por palavras dirigidas a João Pinheiro, o encontro ficou marcado pelo vermelho a Stephen Eustáquio – aos 27’ por duplo-amarelo – e pelas queixas dos dragões, reclamando também um segundo amarelo, e consequent­e vermelho, para o lateral do Benfica Bah.

No outro clássico da temporada, o juiz de 35 anos esteve na Final da Taça da Liga entre FC Porto e Sporting, que culminou com a conquista do primeiro troféu da competição para os dragões. Nesse encontro, que se jogou em Leiria, João Pinheiro esteve também no centro das atenções depois de uma arbitragem que motivou queixas do lado do Sporting, especialme­nte devido à expulsão de Paulinho, e que culminou num final de jogo atribulado com os ânimos acesos em campo e com o presidente leonino, Frederico Varandas, a criticar a atuação da equipa de arbitragem. Para além deste “quente” clássico, o árbitro já esteve em outros sete jogos entre FC Porto e Sporting, três deles para o campeonato.

Este ano, João Pinheiro esteve noutros quatro jogos dos encarnados com destaque para a derrota em Chaves (1-0), em que os encarnados ficaram a queixar-se de um alegado penálti por assinalar sobre Otamendi no lance anterior ao que dá o golo à equipa da casa. Nos leões, para além do encontro com o FC Porto, Pinheiro esteve nos dois jogos com o Boavista para a liga.

 ?? ?? João Pinheiro, de 35 anos, já apitou dois clássicos
João Pinheiro, de 35 anos, já apitou dois clássicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal