O Jogo

CD suspende Adán mas Sporting deve recorrer

Conselho de Disciplina da FPF puniu, como esperado, o guarda-redes espanhol com um jogo, em resultado da expulsão por acumulação de amarelos. Tempo corre contra os leões

-

Os leões têm de apelar primeiro para o pleno do órgão federativo e, caso este mantenha a decisão, a seguir pedir uma providênci­a cautelar ao TAD que deixaria uma decisão final para o presidente do TCAS.

ANTÓNIO PIRES

Como esperado, o Conselho de Disciplina da Federação Portugal de Futebol confirmou ontem que António Adán, guarda-redes do Sporting, foi suspenso por um jogo, um castigo resultante da expulsão, por acumulação de cartões amarelos exibidos aos 90’+4’e90’+7’,napartidaf­rente ao Marítimo, no fim de semana passado.

Tal como O JOGO já noticiou, o Sporting poderá ainda avançar com um recurso para tentar evitar que o habitual titular da baliza dos leões tenha de cumprir o castigo o que iria permitir a estreia de Franco Israel, guarda-redes suplente, num dérbi.

Os leões admitem que lhes poderá ser dada razão no primeiro cartão amarelo exibido a Adán – e será essa a base para recorrerem –, que consideram desproposi­tado face à justificaç­ão apresentad­a no relatório do árbitro Tiago Martins. Este alegou que o jogador espanhol empurrou o maritimist­a Riascos, após o golo do empate dos leões, mas terá sido o futebolist­a dos insulares a empurrar Adán para chegar à bola mais rapidament­e. De resto, também o atleta do Marítimo foi admoestado.

Conhecido o castigo, o Sporting pode agora recorrer da decisão para o pleno do CD da FPF e este órgão, se mantiver a sanção respondend­o atempadame­nte, possibilit­ará um novo apelo para o Tribunal Arbitral do Desporto, com um pedido de providênci­a cautelar com efeitos suspensivo­s. Esta terá, contudo, de ser apreciada pelo presidente do Tribunal Central Administra­tivo do Sul, uma vez que o dérbi com o Benfica tem lugar no domingo e o TAD não terá tempo para constituir até lá um colégio arbitral para analisar o recurso.

Caso Paulinho atrapalha

Já esta época, o Sporting garantiu a presença de Paulinho no clássico com o FC Porto, para o campeonato, graças a um recurso que seria deferido pelo TCAS, com a providênci­a cautelar a suspender o último de três jogos de castigo com que o avançado tinha sido castigado após o vermelho exibido na final da Taça da Liga.

Contudo, essa vitória pode atrapalhar o sucesso de um recurso por Adán. Após este caso, o CD decidiu alargar o prazo de audiência prévia até às 24 horas seguintes à notificaçã­o e o tempo escasseia para o Sporting ter os recursos prontos em tempo útil.

 ?? ?? Adán revela espanto no primeiro amarelo exibido por Tiago Martins
Adán revela espanto no primeiro amarelo exibido por Tiago Martins

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal