O Jogo

“NUNCA ENTREGARÁ O TÍTULO SEM LUTAR”

Treinador puxa da combalhota na campeonato de 2012/13 para vincar o espírito combativo do FC Porto e considera que o clube “vai acreditar até ao fim”

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Espinhense sustenta que “no futebol nada é dado como garantido” e que o campeonato ainda “pode dar para todo o lado”. Clima de tensão das últimas jornadas, diz, só é entendido por quem já o viveu.

Cumprem-se precisamen­te hoje dez anos desde que o FC Porto confirmou a conquista do título de 2012/13, depois de uma das mais épicas reviravolt­as no campeonato do passado recente, quando à partida para a penúltima jornada se encontrava atrás do Benfica. Um exemplo que alimenta a esperança da equipa de Sérgio Conceição em ainda ultrapassa­r os encarnados esta temporada e que serve para Vítor Pereira, o treinador de então, certificar o espírito combativo dos azuis e brancos. “No futebol nada é dado como adquirido. Já estive do outro lado e conseguimo­s dar a volta”, lembrou, ontem, o técnico espinhense, garantindo que o clube pelo qual foi bicampeão “nunca vai entregar um campeonato sem lutar até ao fim”. “É o ADN do FC Porto”, sublinhou, à margem do 2Build, um evento em Cascais organizado por uma empresa de consultado­ria. “É o espírito do clube, dos adeptos e é o que se vai passando de uns jogadores para os outros, de ano para ano. Acredito que o Benfica também saiba disso perfeitame­nte. Vai ser mesmo até ao fim e o FC Porto vai acreditar até ao fim”, prevê.

Depois de ter visto “o campeonato animar um bocadinho em determinad­a altura”, Vítor Pereira considera que chega ao fim com tudo em

“No futebol nada é dado como adquirido. Já estive do outro lado e conseguimo­s dar a volta” Vítor Pereira Ex-treinador do FC Porto

aberto. “Pode dar para todo o lado. Provavelme­nte será o Benfica [o campeão], mas com boa réplica do FC Porto, do Braga e do Sporting”, comentou o treinador de 54 anos, mostrando compreensã­o com o clima mais tenso das últimas rondas. “Uns treinadore­s reagem de uma forma, outros de outra, mas todos sofrem esse tipo de pressão”, sustentou. “Vivi duas épocas no FC Porto em que foi ao pormenor, até à última jornada com o Benfica. Isso é um desgaste e um foco de tensão extra, permanente, debaixo de um stress enorme. Só quem lá está é que consegue perceber determinad­o tipo de reações”, defendeu.

 ?? ?? Vítor Pereira festejou o título de 2012/13 precisamen­te há dez anos
Vítor Pereira festejou o título de 2012/13 precisamen­te há dez anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal