O Jogo

WRC: poupar para renascer

Vem aí um limite de custos para atrair novos fabricante­s, que concorram com Toyota, Hyundai e Ford

-

No fim do Rali de Portugal, Neuville lembrou serem necessária­s mudanças num Mundial de dois campeonato­s: um carro de Rally1 custa um milhão de euros, os de Rally2 andam pelos 200 mil.

“Uma marca de automóveis está mais interessad­a em gastar dinheiro em marketing do que num pistão a um preço louco para reduzir dez gramas de peso”, disse Xavier Mestelan Pinon, diretor técnico da FIA, quando confrontad­o pelo “Motorsport” a propósito das declaraçõe­s de Thierry Neuville no início do Rali de Portugal. O belga pediu mudanças para que o WRC possa atrair mais fãs e novos fabricante­s e, para já, viu ser agendada para o Rali da Sardenha uma reunião em que a criação de um limite de custos será um dos temas.

Está prevista uma alteração aprimorada dos regulament­os do Rally1 a partir de 2025, que em parte depende da renovação de um contrato com o atual fornecedor dos híbridos, a Compact Dynamics, que expira no final de 2024, ou o recurso a um novo fornecedor. A FIA tem conversado com os fabricante­s sobre os próximos passos, incluindo as opções de futuro entre energia elétrica ou de hidrogénio. Durante o Rali de Portugal já teve lugar uma reunião entre o promotor do WRC, a FIA e as equipas, e a curto prazo a dúvida estende-se ao nome de um próximo construtor que pode entrar, ou não, no Mundial.

Cada carro que

Toyota,

Hyundai e Ford (esta tendo uma equipa semi-oficial) colocam em prova tem um custo aproximado de um milhão de euros. No escalão seguinte, o WRC2, o valor é pouco superior a 200 mil euros. É esta diferença que permite a Pinon concluir que “se os custos da tecnologia puderem ser reduzidos, será benéfico para os fabricante­s, que pretendem um maior retorno do investimen­to ao competirem no WRC”. A perspetiva de um limite de custos é um “tópico importante para as marcas em potencial, consideran­do um futuro programa”, adiantou o dirigente, que diz tratar-se de uma “boa opção, já muito relevante na F1 e na Fórmula E, e que está em cima da mesa”.

“Por aquilo que sinto, o WRC está a atravessar um período crítico”

Thierry Neuville Piloto da Hyundai Motorsport

 ?? ?? Kalle Ronvanpera com um Toyota Yaris que custa um milhão de euros
Kalle Ronvanpera com um Toyota Yaris que custa um milhão de euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal