Manchester City pode festejar hoje
O Arsenal tem que vencer em casa do Nottingham para, pelo menos, adiar a decisão do campeonato até amanhã
Em caso de empate dos gunners, o título fica entregue “apenas” a 99,9 por cento, uma vez que, teoricamente, não é impossível ultrapassar os 20 golos de diferença que se registam agora.
O Manchester City pode sagrar-se já hoje campeão de Inglaterra, o que se verifica caso o Arsenal perca em casa do Nottingham Forest. Um cenário que deixaria os gunners com 81 pontos e com um jogo por realizar (receção aos Wolves) o que só lhes permitiria terminarem com um total de 84. Como o City tem 85, otítuloficariaentregueàequipa de Pep Guardiola.
Já com um empate esta tarde, os gunners ficariam a três pontos dos citizens e, teoricamente, ainda com hipóteses de igualarem o adversário. O problema é que o primeiro critério de desempate é a diferença de golos e, neste momento, o líder tem uma vantagem de 20 em relação ao Arsenal. Ou seja, ficaria entregue... mas com “apenas” 99,9 por cento de certeza.
Apesar da difícil missão, Mikel Arteta ainda tem esperanças. “Faltando dois jogos, ainda podemos ser campeões contra aquela que, provavelmente, é a melhor equipa da história da Premier”, disse ontem o treinador do Arsenal.
Já o City, mesmo que não festeje hoje ou amanhã, pode fazê-lo na quarta feira, em casa do Brighton. E mesmo se perdesse contra Chelsea e Brighton, teria ainda a oportunidade de vencer na última
jornada o Brentford, dia 28. Para os citizens deixarem escapar o título, seria preciso uma combinação de resultados que, não sendo impossível, se afigura improvável: teriam de perder os três jogos que restam e o Arsenal vencer os dois. Na conferência de antevisão, Guardiola destacou o facto da sua equipa ter recuperado de uma desvantagem de oito pontos para os gunners. “Se o Arsenal mantivesse o ritmo da primeira volta, não teria sido possível recuperarmos. Eles perderam pontos e nós aproveitámos”, disse.