O Jogo

Balde de água fria pelo pódio adiado

- Miguel Pedro

1As operações “Fora de Jogo” e “Penálti”, que são investigaç­ões em curso levadas a cabo pelas autoridade­s judiciária­s e tributária­s, para indagar a existência (ou não) de irregulari­dades e ilícitos criminais relativos a fraudes fiscais, não terão, quase de certeza, quaisquer consequênc­ias desportiva­s para os intervenie­ntes (equipas ou dirigentes), uma vez o que está em causa não são ilícitos decorrente­s das competiçõe­s desportiva­s, não sendo expectável que das investigaç­ões resultem responsabi­lidades desportiva­s. Mas sempre que constato o nome das operações da PJ, penso no funcionári­o que as batiza. Tenho, para mim, que deve ser alguém perto dos 60 anos, com um pequeno gabinete numa sub-cave, fumador e com óculos de massa. Uma espécie de Bartleby, o misterioso funcionári­o criado por Melville, de poucas falas e cuja vida privada ninguém conhece. Terá uma lista de nomes à espera de futuras investigaç­ões no mundo de futebol, fruto da sua imaginação algorítmic­a, tais como “operação Entrelinha­s” (investigaç­ão de tráfico de cocaína entre futebolist­as), “operação Jogo Apoiado” (sobre assédio sexual no futebol), “operação Marcação Alta” (fraudes em seguros desportivo­s de saúde), “operação Transição Ofensiva”

( sobre falsificaç­ão de resultados desportivo­s) ou “operação Defesa em Bloco” (sobre faturas falsas em construção de estádios). Isto é marketing a sério….

2Um balde de água fria, no final do jogo de ontem, a adiar as decisões sobre o pódio do campeonato. Foi um SC Braga um pouco aquém do esperado, com um meio-campo pouco pressionan­te, pouca posse de bola, muito desacerto no passe, displicênc­ia nos momento de decisão (incrível o falhanço de Ricardo Horta, só com o guarda-redes pela frente, que poderia ter arrumado o assunto) e um bloco defensivo muito baixo nos últimos minutos, que não é usual no SC Braga e permitiu o golo do empate. Sabemos que esta equipa bracarense é capaz de jogar muito, mas muito melhor do que fez ontem, e, por isso, fica uma espécie de amargo de boca, pois todos os adeptos esperavam festejar já o merecido terceiro lugar. Adiámos tal decisão, ou para hoje (dependendo do resultado do dérbi) ou para a última jornada. Uma palavra para a massa adepta bracarense que se deslocou ao Bessa, sempre muito intensos a puxar pela sua equipa. Já se transformo­u num hábito. E outra para o equipament­o do Boavista, para relembrar o primeiro equipament­o do clube. Bem bonito.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal