O Jogo

TRICAMPEON­ATO PARA O MANCHESTER CITY

“Sky blues” comemorara­m ontem a graças ao triunfo do Forest sobre o Arsenal [1-0], que retirou os “gunners” da corrida

- RODRIGO CORTEZ

É o nono título inglês da história dos citizens, que venceram o sexto dos últimos dez anos. Cinco dos quais sob o comando de Guardiola, o primeiro treinador a obter “tris” em três grandes ligas.

Está feito. O Manchester City nem precisou de jogar para festejar a conquista do nonotítulo­daPremierL­eague na sua história, terceiro dos quais de forma consecutiv­a. Os “sky blues” beneficiar­am da derrota sofrida ontem pelo Arsenal em casa do Nottingham Forest (1-0), resultado que tornou impossível a recuperaçã­o dos “gunners” até ao fim da prova.

Bernardo Silva e Rúben Dias são os dois portuguese­s do plantel que estão em festa, mas outro compatriot­a também se sagra campeão: João Cancelo, que fez 17 jogos na liga inglesa desta época, antes de ser emprestado no fim de janeiro ao Bayern - onde também pode ganhar o ceptro.

Outro homem, no entanto, merece um destaque especial nesta conquista dos “citizens”: o treinador Pep Guardiola, que passou a ser o primeiro na história do futebol a ser tricampeão em três das principais­ligas.DepoisdoBa­rcelona em 2008/09, 2009/10 e 2010/11, fez o mesmo no Bayern (de 2013/14 a 2015/16) e agora no City, onde já tinha festejado duas vezes (2017/18 e 2018/19).

Mas absolutame­nte esmagador tem sido também o domínio do próprio clube, não só desde a chegada do treinador espanhol (em 2016), mas especialme­nte desde a aquisição por parte do Abu Dhabi United Group, fundo pertencent­e à família real dos Emirados Árabes Unidos, que avançou para a operação em 2008, dotando o clube de um poder financeiro que foi determinan­te para os sete campeonato­s conquistad­os desde então.

Podemosfal­ardeumater­ceira era hegemónica no futebol inglês, depois de o Liverpool ter ganho cinco vezes entre 1979 e 1984 (com os treinadore­s Bob Paisley e Joe Fagan) e do Manchester United (de Alex Ferguson) ter feito o mesmo entre 1996 e 2001.

Esta época, os “citizens” podem mesmo chegar à tripleta, uma vez que estão apurados para as finais da Liga dos Campeões (contra o Inter) e da Taça de Inglaterra (frente ao Manchester United).

Quem também festejou ontem foi o Nottingham, que assegurou a permanênci­a com este triunfo sobre o Arsenal. Já o Manchester United quase deixou resolvido o apuramento para a Liga dos Campeões com o triunfo de em casa do Bournemout­h (1-0, com Bruno Fernandes no onze), bastando-lhe um ponto nas duas jornadas que faltam, o mesmo acontecend­o ao Newcastle, que também beneficiou do empate caseiro (1-1) do Liverpool com o Aston Villa. Nas contas para a Europa, o Tottenham corre sério risco de ficar de fora, depois de ter perdido em casa com o Brentford (1-3).

“Ganhar três seguidos e cinco em seis anos é incrível. Orgulho por ser capitão deste grupo de classe mundial”

Ilkay Gundogan Médio do Manchester City

“Grato por mais um troféu duramente disputado. Parabéns a todos os que para ele trabalhara­m” Ryiad Mahrez Avançado do Manchester City

 ?? ?? BERNARDO SILVA CONQUISTOU O 17.º TROFÉU DA CARREIRA, SETE DOS QUAIS DE CAMPEÃO, EM INGLATERRA, PORTUGAL E FRANÇA
BERNARDO SILVA CONQUISTOU O 17.º TROFÉU DA CARREIRA, SETE DOS QUAIS DE CAMPEÃO, EM INGLATERRA, PORTUGAL E FRANÇA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal