O Jogo

PRENDA ROSA PARA ARMIRAIL

Francês passou a liderar a Volta a Itália ao entrar na fuga que ganhou escandalos­os 21 minutos

- CARLOS FLÓRIDO

Primeiro francês a vestir a camisola rosa desde 1999 ficou com 1m31s de vantagem sobre Geraint Thomas e fez João Almeida descer a quarto, mas a Ineos avisou que hoje passará ao ataque. ●●●AIneosGren­adiersquer­ia perder a camisola rosa antes da etapa de hoje até Bérgamo, que com seis subidas é considerad­a uma versão da clássica Il Lombardia, e não se importou de gerar um pequeno escândalo: como o melhor da gigantesca fuga – 29 ciclistas – que animou os 194 km até Cassano Magnago era Bruno Armirail, 23.º da geral, a 18m37s de Geraint Thomas, os britânicos, com o aval da Jumbo de Primoz Roglic e da UAE Emirates de João Almeida (baixou a quarto), deixaram o grupo ganhar 21m11s! Nico Denz, que dois dias antes vencera a etapa após 166 km em fuga, repetiu a proeza, agora depois de 180 km adiantado.

“Nunca pensei! Vou tentar aproveitar. Isto é uma recompensa, excecional para um trabalhado­r de equipa como eu”, disse Armirail, campeão francês de contrarrel­ógio e uma espécie de Nelson Oliveira na Groupama-FDJ. Ao vestir a rosa, acabou com a malapata

francesa no Giro que durava desde a liderança de Laurent Jalabert, em 1999. A etapa, ainda com mais chuva do que na véspera, resumiu-se à aventura dos fugitivos, locomovido­s pela Movistar até faltar a força a Fernando Gaviria.

No pelotão, os dias calmos – em 14 etapas, 11 foram de tréguas – terminam hoje, promete a Ineos. “Logo a primeira subida é muito dura. É possível que a equipa vá a todo gás”, diz Matteo Tossato, técnico dos britânicos, com o colega da Jumbo-Visma a concordar. “Deverá haver mudanças na geral”, acrescenta Marc Reef.

 ?? ?? Bruno Armirail no maior momento da sua carreira
Bruno Armirail no maior momento da sua carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal