O Jogo

Schmidt “Ganhar o campeonato em casa pode ser fantástico”

Alemão aceitou supremacia leonina mas realçou a capacidade da equipa em reentrar no jogo após o intervalo. Não promete o título mas admite que a probabilid­ade de o perder é mínima

-

De uma equipa em maus lençóis ao intervalo a uma animicamen­te reforçada para selar a vitória da Liga na última ronda. Roger Schmidt sente que foi um empate importante para a preparação do Santa Clara.

PEDRO CADIMA

OBenfica andou embrulhado ●●● em problemas na primeira parte mas a conversa do intervalo e as trocas operadas tudomudara­m.Oalemãocon­firmou a viragem radical.

“O empate foi merecido, marcando um golo podíamos ir atrás do empate e da vitória”

Sai daqui com um empate, mais perto do título, mas ficou uma pálida imagem da equipa na primeira parte. Alguma explicação?

“Se estamos ao intervalo a perder por 2-0 e conseguimo­s o 2-2, temos de aceitar que é bom resultado”

—O Sporting entrou muito bem, vencendo os duelos, superando-nos nos movimentos. Tiveram realmente mais frescura, tivemos problemas. O resultado ao intervalo era um desfecho normal face ao jogo. Tínhamos de mudar completame­nte, a atitude, a forma de jogar, os timings de passe e de pressão. Acho que foi merecido o empate pela reação que conseguimo­s ter, sabíamos que marcando um golo podíamos ir atrás do empate e da vitória. Foi uma resposta ótima num jogo duro.

A forma como foi conseguido o empate, reforça os níveis anímicos da equipa?

—Se estamos ao intervalo a perder por 2-0 e conseguimo­s acabar com 2-2, temos de aceitar que também é um bom resultado, por muito que quiséssemo­s ganhar e resolver o campeonato. O empate neste jogo esteve muito relacionad­o com a parte mental. E não perder o clássico foi muito importante no que é a nossa preparação do último jogo.

Sentiu os seus jogadores, de certo modo, relaxados na entrada em campo?

—Não digo que foi uma entrada relaxada, o futebol é onze contra onze, todos querem o mesmo, ganhar e jogar bem. Temos de aceitar que contra uma grande equipa se não estivermos ao nível mais alto, o adversário supera-nos. É assim nestes clássicos e na Champions. Tivemos de mudar, falar sobre as coisas, mudar taticament­e para conseguir voltar ao jogo. Estou muito

feliz pela forma como conseguira­m transforma­r uma primeira parte completame­nte errada.A primeira foi do Sporting, a segunda nossa.

“O empate veio da parte mental. Não perder é importante para preparar o último jogo. Muito feliz como mudaram o encontro”

Arrependid­o da colocação inicial de Aursnes e razões para troca de João Mário?

—Não me arrependo , as decisões são mais fáceis de contestar no final. O Bah estava de regresso mas não pronto para noventa minutos. Tivemos boas substituiç­ões e sobre o João Mário competiu-me protegê-lo. O jogo não estava fácil para ele pelos assobios.

“Conheço o desejo dos adeptos, sobra um jogo para ganhar a Liga. Fazê-lo em casa pode ser fantástico”

Promete o título para a última jornada?

—Conheço o desejo dos adeptos e queremos dar-lhes esse título. Fizemos tudo para o dar neste jogo, temos de aceitar que não conseguimo­s. Sobra um jogo e ganhar o campeonato em casa pode ser fantástico. Só prometo que faremos tudo para o conquistar.

Dentro das expetativa­s para o jogo, há tristeza?

—Não estou triste, não somos máquinas, somos pessoas. Queríamos ganhar mas temos de respeitar o adversário. Era difícil ganhar aqui o campeonato e a história do jogo diznos que o Sporting também jogou muito bem. Se não somos perfeitos no jogo, devemos acreditar nas nossas capacidade­s. Aconteceu isso! Algum medo que esta

campanha possa falhar?

—Não tenho qualquer medo porque há uma grande motivação de nos tornarmos campeões. Não é fácil ser campeão em Portugal, exige muito esforço e temos de fazer mais

um grande jogo. Temos sido dominantes em casa e criado muitas situações.Sabemos que a probabilid­ade de perdermos o último jogo é baixa mas no futebol nunca há certezas. Temos a ambição de vencer.

“Não tenho qualquer medo de perder porque há uma grande motivação de nos tornarmos campeões”

“Sabemos que a probabilid­ade de perdermos o último jogo é baixa mas no futebol não há certezas. Temos de fazer um grande jogo”

 ?? ?? Roger Schmidt realçou a mudança de atitude da primeira para a segunda parte
Roger Schmidt realçou a mudança de atitude da primeira para a segunda parte
 ?? ?? João Neves foi brindado pelo técnico com elogios
João Neves foi brindado pelo técnico com elogios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal