O Jogo

“É COMO SE FOSSE A CHAMPIONS”

Jorge Costa venceu o play-off que disputou como técnico do Paços e traçou paralelism­o para o duelo dos insulares com o Estrela

- MARCO FREITAS

O play-off do Marítimo frente ao Estrela da Amadora é o assunto do momento na Madeira e o ex-treinador do Académico de Viseu aconselha equilíbrio emocional nos dois encontros.

O Marítimo vai terminar o campeonato em casa do Estoril, no sábado, mas é o playoff frente ao Estrela da Amadora, da II Liga, que já domina todas as atenções. Na época 2013/14, Jorge Costa também esteve envolvido na disputa pela permanênci­a, enquanto treinador do Paços de Ferreira, e falou dessa experiênci­a a O JOGO, após ter saído vencedor do duelo frente ao Aves, que estava na divisão inferior. “Estes são jogos como uma eliminatór­ia da Liga Europa ou da Liga dos Campeões. É preciso ter muito equilíbrio emocional. Há dois jogos e dificilmen­te serão resolvidos em 90 minutos. O mais importante é o controlo emocional dos jogadores e também dos treinadore­s”, analisou o técnico, que esta temporada manteve o Académico de Viseu sem derrotas durante 20 jogos.

Para Jorge Costa, “não existe a diferença de antigament­e” entre as equipas da I Liga e as do escalão inferior, se bem que, ainda assim, o treinador não alinhe na ideia de que os clubes da II Liga surgem mais motivados no play-off. Nas duas últimas temporadas, o Arouca e o Chaves, que estavam na divisão secundária, saíram vencedores. “Há cada vez menos diferença entre as equipas. Mas qualquer profission­al tem de ser sempre sério. Não consigo perceber como um profission­al pode estar mais motivado pela promoção de divisão do que um que se quer manter no maior escalão.”

JORGE COSTA CONSIDERA QUE HÁ CADA VEZ MENOS DIFERENÇAS ENTRE O ESCALÃO PRINCIPAL E AS EQUIPAS DA II LIGA

 ?? ?? Marítimo vai defrontar o Estrela no dia 3 e 11 de junho
Marítimo vai defrontar o Estrela no dia 3 e 11 de junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal