“Os árbitros é que fazem a diferença”
Tulipa fala de decisões díspares entre grandes e os outros e contradições entre árbitros e o VAR
Treinador: Manuel Tulipa
Outros convocados: lista não divulgada
V – D – V – V – E – D – D – D – E – D (últimos dez jogos na I Liga) 14-Igor Julião 6-Claudemir
22-Zohi
3-Bruno Wilson 28-Pedro Gonçalves
11-Nuno Santos
20-Samu 9-Osmajic 20-Paulinho
5-Morita
2-Matheus Reis
5-Anderson 24-Kiki
8-Raphael Guzzo
47-Esgaio 84-Essugo 4-Coates
17-Trincão
25-Gonçalo Inácio
12-Franco Israel
10-Kiko Bondoso
Treinador: Rúben Amorim
Outros convocados: lista não divulgada
Vizela Osmajic Anderson Samu
97-Buntic
7 3 3
Sporting
P. Gonçalves Trincão Nuno Santos 15 10 8
TODOS OS CONFRONTOS NA I LIGA Época Res. 22/23 2-1 21/22 0-2 21/22 3-0 84/85 4-0 84/85 2-5
Sporting-Vizela Vizela-Sporting Sporting-Vizela Sporting-Vizela Vizela-Sporting
TODOS OS NÚMEROS
5 0 0-5 3-16
O Vizela vai fechar o campeonato frente ao Sporting e tem a oportunidade de, pela primeira vez esta época, somar pontos contra um grande. Mas para isso acontecer, Manuel Tulipa pede um comportamento diferente à equipa de arbitragem. “Há decisões que não são nossas, mas no dia em que forem corretas para ambas as partes os resultados serão diferentes. Há uma incoerência que não pode acontecer. É importante entender o diálogo entre o VAR e o árbitro, porque, por vezes, são decisões contraditórias; há até uma incoerência na volumetria. E são estas incoerências que devem ser dissipadas, porque nessa altura não haverá tanta diferença pontual entre os grandes clubes, os médios e os pequenos”, analisa o treinador do Vizela.
Empenhado em que o Vizela termine o campeonato com uma boa imagem, ou seja, com um triunfo perante o Sporting, Tulipa faz uma espécie de balanço da época. “Estes seis meses foram de um grande desgaste. Se não tivesse esta mentalidade, não teria aguentado o que se passou comigo. Mas não sou ingrato e sei o que esta malta fez por mim. Na próxima época vai ser uma guerra e temos que nos preparar já.”
Preparado para enfrentar um “adversário difícil”, o técnico do conjunto vizelense adverte que será necessário conjugar várias argumentos para que a equipa consiga um triunfo. “O Vizela está num grau de elevada exigência e tudo fará para dar mais uma alegria aos adeptos. E isso passa por um bom jogo, porque ninguémganhaaoSportingse não for competente.”
Manuel Tulipa deixou críticas à arbitragem