O Jogo

“VAMOS LUTAR ATÉ AO

LAURA PIRES A avançado brasileira, de 22 anos, assume que o grupo está focado em manter o Ouriense na Liga BPI

- JOÃO FERNANDO VIEIRA

22.ª JORNADA (última) Valadares Gaia-Damaiense Amora-Benfica Torreense-Famalicão Ouriense-Marítimo Sporting-Länk Vilaverden­se Braga-Albergaria

Benfica Sporting Braga Famalicão Damaiense L. Vilaverden­se Torreense Albergaria Valadares Gaia Ouriense Marítimo Amora

baaJVEDSP 63 54 51 40 36 25 22 21 20 17 17 7 03/06/2023, sábado

At. Ouriense-Gil Vicente

04/06/2023, domingo

Marítimo-Fut. Benfica

10/06/2023, sábado Gil Vicente-Ouriense

Fut. Benfica-Marítimo

A paulista tem-se afirmado na Liga BPI e no emblema de Ourém, onde tem crescido e amadurecid­o. Concilia o futebol com outro trabalho e conta a O JOGO que o maior sonho é ser jogadora profission­al.

Laura Pires, avançado de 22 anos, chegou há quatro anos a Portugal e entrou na Liga BPI pela porta do Ouriense, perseguind­o o sonho de ser jogadora profission­al de futebol. Deixar a família e o seu país foi difícil, porém, necessário. Esta época, a paulista deu cartas ao serviço da formação de Ourém e assume que o grande objetivo é manter o clube no escalão máximo, algo que só será alcançado com superação e união.

Apesar do triunfo na última jornada, o Ouriense vai disputar o play-off de permanênci­a na Liga BPI, diante do Gil Vicente. Esperavam estar nesta posição delicada?

—O Atlético Ouriense é um clube com muitas qualidades. A primeira fase da época foi melhor do que a segunda. Neste momento, o grupo segue com o mesmo objetivo do início da temporada: manter o Ouriense na Liga BPI.

Qual será a chave para garantir que o clube continuará entre os grandes?

—Somos um grupo de superação. Juntas, vamos lutar até ao final e deixar tudo em campo. Vamos honrar esta camisola e oferecer sorrisos a todos os adeptos do Ouriense. É um clube com história.

Acha que esta edição da Liga BPI foi uma das mais fortes dos últimos anos?

—Foi uma prova incrível. Este ano, a Liga BPI mostrou que merece o respeito de todos os clubes e de todas as competiçõe­s do mundo. Está a melhorar cada vez mais, e espero que as estruturas e as pessoas continuem a apostar no futebol feminino, de modo a torná-lo mais profission­al.

Que jogadoras destacaria no campeonato?

A Kika [Nazareth, do Benfica] é uma jovem que exala talento em campo. A Cloé Lacasse [Benfica] tem um aproveitam­ento total em todas as jogadas. Para mim, foram as melhores desta época.

a Portugal, Laura antes de chegar São José das Tabocas e passou pelo Vitória

“Somos um grupo de superação. Juntas, vamos lutar e deixar tudo em campo”

“Aprendi muito esta época. O meu maior objetivo era afirmar-me no Ouriense”

Laura Pires Avançado do Ouriense

Percurso:

Individual­mente, a Laura esteve em bom plano esta época e disputou 24 partidas, revelando-se como peça fulcral no Ouriense. Sente que, desde que está em Portugal, atravessa a melhor fase?

—Sinto-me muito melhor e adaptada ao futebol português. Aprendi muito esta época e amadureci, dentro e fora do relvado, o que fez com que tudo saísse de forma natural. Sinceramen­te, o meu maior objetivo era afirmarme, de modo a ajudar a equipa e mostrar-me para o futebol.

Todavia, a sua vida não se resume aos relvados…

—É verdade. Trabalho no Burger King, em Fátima. A minha chefe já foi jogadora de futebol e faz os possíveis para que eu consiga conciliar o meu horário de trabalho com os treinos e com os jogos.

Pretende ser profission­al e dedicar-se apenas ao futebol?

—O meu maior sonho é conseguir viver somente do futebol. Almejo chegar a uma equipa profission­al que lute por grandes troféus. Quero conquistar títulos importante­s e sentir que reconhecem o meu trabalho árduo. Vou até onde me deixarem ir, mas sempre com uma convicção: tentar ser uma referência.

Sente que o caminho para a profission­alização de uma jogadora de futebol já foi mais longo?

—As jogadoras lutam muito para fazer do futebol profissão. Sinceramen­te, acho que o caminho é difícil, ainda mais se o clube não for profission­al. É uma luta constante.

E como surgiu esta paixão pela bola?

—Da rua. Desde pequena que jogava futebol na rua perto da

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal