O Jogo

Fim de seca mas só para um

Fiorentina ou West Ham vão voltar a vencer hoje um troféu europeu mais de 50 anos depois

- BRUNO VENÂNCIO

Mais de 50 anos depois, Fiorentina ou West Ham irão esta noite voltar a provar o doce sabor da conquista de uma prova europeia. Tanto os viola como os hammers venceram apenas por uma ocasião uma competição continenta­l, curiosamen­te a mesma (a já extinta Taça das Taças) e… na mesma década (os italianos em 1961 e os ingleses em 1965), e têm na Conference League a oportunida­de de reconquist­ar a dimensão europeia que viram fugir nos últimos anos – mas também a última forma de assegurare­m uma presença nas competiçõe­s europeias em 2023/24.

A Fiorentina, carrasco do Braga na primeira etapa da fasea eliminar, éo melhor ataque da prova :36 golos, sete dos quais apontados por Arthur Cabral, melhorigua­ldade com Am do uni, do Basileia, afastado nas meias-finais precisamen­te pelos italianos. “Ganhámos alguma experiênci­a a jogar finais com a Taça de Itália [derrota por 2-1 com o Inter], onde percebemos que um erro numa final equivale a dez num jogo normal. Amanhã vamos tentar manter a nossa filosofia de jogo. Eu sou o maestro desta orquestra e tenho de ser bravo e não me deixar levar pelas emoções”, salientou ontem o técnico Vincenzo Italiano.

No West Ham, que deverá ter vantagem nas bancadas – a UEFA só disponibil­izou seis mil bilhetes para cada clube, mas é esperada a presença de mais de 20 mil ingleses em Praga –, o nome maior é Declan Rice, médio internacio­nal inglês que deverá fazer o último jogo pela equipa (muitos clubes desejam-no). David Moyes, treinador desde 1998 e nos hammers desde 2017, não tem dúvidas sobre a importânci­a da partida que poderá eternizá-lo como o primeiro britânico desde Alex Ferguson a conquistar um troféu europeu. “É o maior momento da minha carreira. São mais de mil jogos, com algumas finais e algumas subidas, mas este momento é até um pouco surreal, um dos pináculos que se pode obter no futebol como treinador”, referiuo escocês, que tem todo o plantelà disposição, com exceção doitaliano Scamacca, lesionado.

 ?? ?? Um adepto posa ao lado do troféu exposto em Praga
Um adepto posa ao lado do troféu exposto em Praga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal