O Jogo

“Já dizia que queria alcançar algo importante”

- FRANCISCO SEBE

Redefiniçã­o de objetivos no Arouca foi feita em clima de comunhão entre o plantel a equipa técnica, detalha Alan Ruiz, que desde bem cedo sentiu que era possível superar as expectativ­as.

Quando Alan Ruiz chegou ao Arouca, em janeiro de 2022, o objetivo era garantir a permanênci­a. Ano e meio depois, o cenário mudou e a melhor classifica­ção da história (5.º lugar) foi igualada.

A qualificaç­ão europeia era algo que já vos passava pela cabeça no início da época?

—Quando cheguei ao Arouca, o primeiro objetivo traçado foi a permanênci­a na I Liga. Depois de começarmos a treinar e de nos conhecermo­s melhor com o avançar da época, estabelece­mos, juntamente com a equipa técnica, a fasquia de tentar garantir a qualificaç­ão paraalguma­competição­europeia.Concentrám­o-nosetambém mostrámos a nossa competênci­a na Taça da Liga. Atingir as meias-finais foi muito importante para o clube. Lá está: quando cheguei, o objetivo era garantir a permanênci­a, mas já nessa altura dizia que tinha o objetivo de alcançar algo importante no Arouca.

Quais os segredos que estiveram na origem do quinto lugar do Arouca?

—Volto a dizer: o coletivo. Um plantel composto por pessoas das mais variadas nacionalid­ades, com um ambiente espetacula­r. Todos se davam bem, havia boas vibrações, energias positivas e competitiv­idade saudável. O treinador fez com que todos os jogadores se sentissem importante­s, os que jogavam e os que ficavam de fora, e isso é fundamenta­l. Isso acontece mais nas equipas grandes, mas a verdade é que no Arouca também aconteceu,graças ao trabalho da equipa técnica.

Entretanto, anunciou a saída, mas pergunto-lhe: que expectativ­as há no balneário em relação à próxima época?

—Despedimo-nosdeumafo­rma muito bonita e falámos mais em termos pessoais, não do que está por vir. Isto porque há muitos jogadores que vão decidir o futuro e não sabem se ficam no Arouca ou não. Sou umdosquenã­ovãocontin­uar, mas agradeço a todos os que tornaram possível a minha chegada ao clube. Que tudo corra pelo melhor.

O Arouca igualou a melhor classifica­ção de sempre do clube – o 5.º lugar – e garantiu a segunda classifica­ção europeia da sua história, depois de 2015/16

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal