O Jogo

ÚLTIMA DANÇA PELO PALCO DOS GRANDES

No derradeiro duelo da época, a avançado Joana Sousa vai tentar ajudar o Gil Vicente a regressar ao principal escalão do futebol português

- MIGUEL LAEZZA

Além da função de atleta, Joana trabalha na área de marketing do clube minhoto. Em conversa com O JOGO, faz a antevisão ao encontro decisivo com o Atlético Ouriense, agendado para hoje.

O Gil Vicente recebe, hoje, o Atlético Ouriense (11 horas, Canal 11), no Campo de Futebol de Carapeços, em Barcelos, numa partida relativa à segunda mão do playoff de subida/permanênci­a da Liga BPI.

Joana Catarina Amaral Sousa, autora do golo gilista no primeiro duelo, em Ourém, que deixou a eliminatór­ia totalmente em aberto – o conjunto minhoto perdeu por 2-1 –, revelou, a O JOGO, que a formação barcelense vai dar tudo para voltar a marcar presença entre os grandes do futebol feminino português, à semelhança do que neste momento acontece com a equipa masculina.“Vai ser um jogo intenso e de muitas emoções. Temos a noção disso e estamos preparadas física e psicologic­amente para o desafio. Creio que o fator casa será um ponto a nosso favor, mas não acho que, por si só, vá determinar o vencedor da eliminatór­ia. Ainda assim, acredito que o Gil Vicente vai surpreende­r muita gente pela positiva. Esta época, delineámos objetivos passo a passo. Para começar, queríamos garantir a permanênci­a na II Divisão e acabámos por ser campeãs da Série Norte na primeira fase. Já na segunda fase, não começámos da melhor maneira. Tivemos lesões, perdemos algumas jogadoras e tudo isso fez com que os resultados negativos aparecesse­m. No entanto, conseguimo­s ultrapassa­r esses momentos e, agora, estamos a lutar pelo regresso à Liga BPI. Independen­temen

Joana já marcou esta temporada, de Barcelos pelo emblema por quatro vezes

“Num curto espaço de tempo, o futebol feminino deu um salto enorme e isso é incrível para nós, mulheres”

te do desfecho, finalizare­i a temporada com orgulho do percurso que fizemos”, confidenci­ou.

Natural de Vila Nova de Gaia, a ponta-de-lança, de 25 anos, que também já represento­u GD Incansávei­s, Vila FC, AD Grijó, Ovarense e Racing Power, abordou ainda o cresciment­o exponencia­l do futebol feminino em Portugal nos últimos anos. “Num curto espaço de tempo, a modalidade deu um salto enorme e isso é incrível para nós, mulheres. Espero que continue em ascensão e que possa oferecer as melhores condições, a todos os níveis, às futuras atletas”, rematou a avançado, que tem o craque luso Cristiano Ronaldo, atualmente ao serviço do Al Nassr, da Arábia Saudita, como referência principal no desporto-rei.

 ?? ?? Joana Sousa marcou o golo gilista da primeira mão do play-off
Joana Sousa Avançado do Gil Vicente
Joana Sousa marcou o golo gilista da primeira mão do play-off Joana Sousa Avançado do Gil Vicente
 ?? ?? “Independen­temente do desfecho da eliminatór­ia, finalizare­i a época com orgulho do percurso que fizemos”
“Independen­temente do desfecho da eliminatór­ia, finalizare­i a época com orgulho do percurso que fizemos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal