O Jogo

O PESO DA LENDA PRENDE ALCARAZ

Djokovic está pela sétima vez na final de Roland Garros, à custa do apagão físico do líder do ranking, com um set para cada lado

- MANUEL PÉREZ

Na final avançada daquela que se tornou na mais excitante etapa do Grand Slam, sérvio viu o espanhol quebrar à passagem das 2h45 da meia-final e discute o título ante Ruud, vencedor no Estoril Open.

“É um privilégio incrível poder fazer história no desporto que amo realmente”

Nos registos da primeira meia-final de um major entre um dos melhores tenistas de todos os tempos e o mais sério candidato a alcançar esse sonho fica o triunfo de Novak Djokovic, por 6-3, 7-5, 6-1 e 6-1 (3h15), tendo Carlos Alcaraz, transforma­do, sem querer, num flop essa espécie de passagem de testemunho.

Decorria o arranque da terceira partida e estava-se a 15 minutos de serem atingidas as três horas de árdua batalha, quando o possante tenista, nascido há 20 anos em El Palmar (Múrcia), começou a sentir pelo corpo tudo aquilo que a lenda sérvia também já sofreu, mas soube lidar. Cãibras em série tomaram conta dos movimentos de um superatlet­a que, mesmo assistido várias vezes dentro e fora do court, nunca recuperou. Arrastou-se nos dois sets que se seguiram, pagando caro não conseguir equilibrar a absurda intensidad­e que mete no jogo com o nervosismo e a ansiedade

“A motivação é muito alta. Ganhei o primeiro Grand Slam do ano e estou na final do segundo”

que o atacaram.

Isso mesmo reconheceu, ao dizer que o “motivo das cãibras foi a tensão dos primeiros sets” e que aprendeu uma “grande lição”, esperando que numa próxima “tenha mais experiênci­a”. “Não é fácil jogar contra o Novak nas meias-finais de um Grand Slam e é claro que senti que tinha uma lenda pela frente, pois é impossível estar no court com ele e não sentir nervosismo”.

Aos 36 anos, Nole vai para a 34.ª final do Grand Slam, sétima em Paris, onde, para chegar ao terceiro título, terá de superar Casper Ruud, carrasco do alemão Sascha Zverev, por pesados 6-3, 6-4 e 6-0. O norueguês, de 24 anos, vai jogar a segunda final seguida, lambendo as feridas do 6-3, 6-3 e 6-0 que lhe aplicou Nadal. Nota de rodapé para o facto de se defrontare­m o atual campeão do Estoril Open e do vencedor de 2007.

 ?? ?? Djokovic e o usual gesto festivo destinado ao divino “Carlos Alcaraz terá uma carreira de muito sucesso, se conseguir manter-se saudável”
Novak Djokovic
22 títulos do Grand Slam
Djokovic e o usual gesto festivo destinado ao divino “Carlos Alcaraz terá uma carreira de muito sucesso, se conseguir manter-se saudável” Novak Djokovic 22 títulos do Grand Slam
 ?? PUB ??
PUB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal